O que é o Sarahah? Saiba a história deste app e pra que serve

Mas afinal, o que é o Sarahah, e porque esse tal app está no top dos downloads na App Store? Bom, pra você entender o app de mensagens anônimas que tá fazendo a cabeça do povo, é preciso conhecer a história por detrás dele, e é o que vamos contas.

Há duas coisas incomuns sobre Sarahah, um aplicativo que chegou no topo da loja de downloads da Apple.

A primeira é a escrita em árabe no título do app, o que deixa bem claro a origem do app.

A segunda é que o Sarahah foi desenvolvido sem ter que levantar um centavo de financiamento, graças a uma combinação de uma equipe pequena com baixos custos de desenvolvimento.

Leia também

Como evitar que o Sarahah roube os dados dos seus contatos

Como excluir a conta do Sarahah

Como usar o Sarahah, o polêmico app que é febre nos EUA

E o Sarahah nos prova que, mesmo tendo que disputar contra os tops da App Store cheios de grana, como o Facebook e o Google, é possível conseguir vencer a concorrência somente com uma boa ideia.

O aplicativo é muito simples, e permite a qualquer pessoa enviar uma única mensagem de texto anonimamente a qualquer pessoa que participe da rede social, sem o receptor ter nenhuma chance de responder ou continuar uma conversa.

O que é o Sarahah?

Antes de saber o que é o Sarahah, você precisa saber o que significa ‘Sarahah’: A palavra vem árabe e significa ‘honestidade.

A rede social lançada pelo árabe Zain al-Abidin Tawfiq no ano passado, era pra ser apenas um site que permitia que os funcionários pudessem dar aos seus chefes um feedback anônimo.

É isso mesmo! O Sarahah começou como uma ferramenta para o mundo empresarial.

“Eu senti que havia uma necessidade de uma melhorar a comunicação dentro das empresas,” diz Mr Tawfiq, através de um telefonema pelo WhatsApp com a equipe do site americano FT.

Ele acreditava que o anonimato era a melhor maneira de incentivar os funcionários a dizerem certos tipos de coisas que não poderiam falar pessoalmente.

Pra que serve o Sarahah?

No entanto, após executar um pequeno levantamento, Mr Tawfiq descobriu que muitos usuários estavam interessados ​​em saber o que os seus amigos e familiares realmente pensavam sobre eles, e não apenas os colegas de trabalho.

Então, no início deste ano, Mr Tawfiq lançou ao público o Sarahah. E rapidamente o site começou a atrair milhões de usuários em todo o Oriente Médio e norte da África. A Microsoft ofereceu ao Sarahah créditos gratuitos de hospedagem na nuvem. “Isso facilitou minha vida”, disse Tawfiq.

“Se eu tivesse que pagar por isso, eu teria que pedir dinheiro emprestado ou obter investimento.” Tentamos o nosso melhor para monitorar o que está acontecendo e se adaptar… Eu realmente quero que o Sarahah melhore a comunicação entre as pessoas e leve a verdade.

O app Sarahah existe há apenas 1 mês

Até o mês passado, Sr. Tawfiq detinha apenas o website do Saraha, mas decidiu transformar o seu serviço em um aplicativo móvel para poder ser vinculado com o Snapchat, adicionando um novo recurso que permitia aos usuários do aplicativo de mensagens vincular suas contas.

Sarahah conquista o público adolescente

A combinação do serviço de mensagens anônimas de Sarahah às Stories do Snapchat se mostrou muito popular entre adolescentes de vinte e poucos anos ou menos.

“O Snapchat fez um grande trabalho de dar Sarahah uma livre comercialização”, diz Tawfiq. E os números impressionam: No início desta semana, o Sarahah havia recebido mais de 3,9 m de downloads para iPhone e 1m de downloads no Android, de acordo com Mr Tawfiq, com 15m usuários registrados e 130m visitantes nos últimos 30 dias.

Rapidamente os EUA se tornaram seu maior mercado, com 76m de visitantes únicos, seguidos pelo Reino Unido com 16m e o Egito em 14m, segundo os desenvolvedores.

De acordo com a empresa de análise móvel App Annie, o Sarahah tem liderado os downloads na App Store em 25 países. o App está tendo mais dificuldade para decolar em dispositivos Android, onde ele classifica entre os cinco melhores aplicativos em três países.

“O Sarahah chegou muito rápido ao ranking #1, sobretudo considerando que o Sarahah teve que encarar pesos pesados ​​como o Facebook Messenger, o Facebook e o Pinterest nos EUA”, diz a App Annie.

Porquê o Sarahah pode ser um problema?

Agora que você já sabe o que é o Sarahah, chegou a hora de fazermos uma Reflexão.

A gente sabe que a internet tem um histórico bastante ruim com a questão de identidades na hora de praticar crimes. Por não estarem em um local físico e ‘cara-a-cara’, muitas pessoas cometem crimes na internet, como racismo por exemplo, ou ameaças, achando que estão ‘anônimas’.

E quando a pessoa realmente tem a oportunidade de praticar crimes de forma anônima? Essa é a preocupação de muitas pessoas em relação ao Sarahah. Aplicativos anônimos como Yik Yak , Secret e Ask.fm já nos mostraram como o ser humano pode agir quando tem um acesso ao anonimato.

Mas esperamos que com o Sarahah, os internautas saibam utilizar os recursos para falar coisas boas e fazer o bem de forma anônima, não é mesmo?

Então, gostou de saber o que é o Sarahah?

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre tecnologia, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas