Sucesso absoluto em downloads na Google Play e Apple Store, o app Sarahah, que permite enviar mensagens de forma anônima para outras pessoas, está copiando contatos do e-mail e agenda telefônica dos usuários, segundo o analista de segurança sênior da Bishop Fox, Zachary Julian.

Segundo o analista, o aplicativo utiliza um software de monitoramento chamado BURP Suite para conseguir roubar dados dos contatos dos seus usuários.

Porquê o Sarahah acessa nossos contatos?

Não há nenhum motivo aparente para o Sarahah solicitar acesso aos contatos do usuário, haja visto que suas mensagens são anônimas, e não há como fazer amizade nesta rede social.

“Assim que você entra no Sarahah, ele transmite todos os seus contatos de e-mail e telefone armazenados no sistema operacional Android”.

Ao instalar o Sarahah na Google Play Store, uma mensagem exibe a informação de que o app acessa seus contatos.

sarahah contatos

Sarahah responde à acusação

Ao ser questionado, o criador da rede social ZainAlabdin Tawfiq alegou que a funcionalidade faz parte de um sistema para encontrar amigos através dos contatos, a qual ainda não foi publicamente divulgada.

Apesar da função não estar funcionando, o acesso aos contatos dos usuários está ativo no app.

Como evitar que o Sarahah roube seus contatos?

Apenas os usuários do Android 6.0 tem a possibilidade de negar o acesso de apps para determinadas informações no smartphone.

Se você é usuário desse sistema operacional, basta gerenciar as permissões dos apps indo até Configurações > Apps > Botão de Engrenagem > Permissões de App.

Se você usa outro sistema operacional,então aconselhamos desinstalar o app e aguardar que o mesmo seja atualizado, para voltar a instalar.

O Sarahah pode roubar meus contatos?

Esse tipo de atitude é mal vista em vários países. No Brasil, o Marco Civil da internet tipifica a ilegalidade dessa atitude no Artigo VII do Capítulo II:

“O não fornecimento a terceiros de seus dados pessoais, inclusive registros de conexão, e de acesso a aplicações de internet, salvo mediante consentimento livre, expresso e informado ou nas hipóteses previstas em lei”.

Via The Intercept

E você, o que achou dessa notícia? Deixe um comentário com sua opinião, queremos saber o que você pensa!

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre tecnologia, diariamente, em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!