Microsoft testa nova ferramenta no Windows 11 que ajuda a economizar energia; saiba mais

Uma inovação em curso pela Microsoft promete ampliar a duração da bateria de dispositivos com o sistema operacional Windows 11. A empresa está testando uma nova opção, chamada de Energy Saver, que busca maximizar o uso da carga dos aparelhos ao reduzir o consumo de energia.

A função foi apresentada aos usuários pela primeira vez através da build 26002 Canary – uma versão preliminar do sistema operacional ainda não disponível para todos.

Diferente dos demais recursos, o Energy Saver, por padrão, ficará desativada, podendo ser habilitada pelos usuários nas configurações de energia do dispositivo.

Como funciona o Energy Saver do Windows 11?

Dedo tocando em tela do Windows 11
Imagem: mundissima / shutterstock.com

O Energy Saver se ativa automaticamente quando o dispositivo atinge um percentual predefinido de bateria restante. Segundo a Microsoft, a maior duração de bateria é conseguida através da redução do consumo de memória e processamento dos aplicativos que ficam operando em segundo plano.

Subentende-se, portanto, que a função possa ocasionar uma queda parcial no desempenho da máquina em situações que precisem de mais processamento, como jogos ou transmissões de vídeos em alta resolução. A ideia é sacrificar um pouco da performance para garantir um tempo de uso mais longo.

Energy Saver também beneficia o meio ambiente?

Além disso, para os usuários que buscam reduzir o consumo energético, a ferramenta se apresenta como uma aliada. Mesmo quando o dispositivo estiver conectado à tomada, o gerenciador de energia poderá ser acionado, contribuindo, assim, para a economia de eletricidade.

Vale frisar que este recurso estará também disponível por meio de um atalho em botão nas configurações rápidas do Windows 11 — próximo a outras configurações como o modo Luz Noturna e Acessibilidade.

Veja também:

Para bater de frente com o WhatsApp: Telegram libera novo recurso de áudio para os usuários

Por enquanto, vale ressaltar, o recurso se encontra em fase de testes, sendo acessível somente para membros do programa Windows Insider. Ainda não existe uma previsão para que este modo de gerenciamento de energia esteja presente nas versões estáveis do Windows 11.

Imagem: diy13 / shutterstock.com

Relacionadas