Meta anuncia grande mudança nas mensagens no Facebook e no Instagram

A Meta, empresa que administra as redes sociais Facebook e Instagram, anunciou que encerrará a integração entre os serviços de mensagens das duas plataformas. A mudança ocorrerá a partir de meados de dezembro de 2023 segundo informações divulgadas na Central de Ajuda do Facebook. No entanto, as curtidas e comentários coletados nas contas continuarão operando normalmente.

Após a mudança, as conversas entre contas de diferentes redes sociais ficarão em um modo “somente leitura”. Desta forma, não será possível transferir os chats do Instagram para o sistema de “Mensagens Diretas” do Facebook.

Motivo da mudança nas mensagens no Facebook e no Instagram

Ícones do Facebook e Instagram
Imagem: fyv6561/ shutterstock.com

O recurso que unificava os mensageiros do Facebook e Instagram foi anunciado em 2020 com o objetivo de facilitar a comunicação entre usuários das plataformas da Meta. Outra intenção era impulsionar a popularidade do Messenger, serviço de mensagens do Facebook, dando aos desenvolvedores mais liberdade para inovar na plataforma.

Além disso, levantou-se a hipótese de que a unificação entre mensageiros seria uma estratégia para mesclar o Instagram e o Facebook em um único serviço. Essa movimentação seria uma forma de dificultar possíveis ordens judiciais que exigissem a separação das duas redes sociais.

O que acontecerá após a desintegração dos mensageiros?

Por hora, a empresa não divulgou a data exata para a descontinuação da integração entre os mensageiros. É possível que a mudança seja implementada de maneira gradativa. Enquanto essas mudanças não entram em vigor, os usuários devem continuar usando os serviços normalmente.

Veja também:

Em hipótese nenhuma utilize estas senhas no seu cartão; veja quais são

No entanto, é importante ressaltar que mesmo com a desintegração dos mensageiros, a troca de mensagens continuará funcionando em ambas as plataformas e as mensagens prévias permanecerão no modo “somente leitura”. A Meta ainda não divulgou qual será a nova estratégia ou se haverá uma plataforma de mensagens separada para o Instagram.

Imagem: fyv6561/ shutterstock.com

Relacionadas