Em hipótese nenhuma utilize estas senhas no seu cartão; veja quais são

O cartão de crédito é uma ferramenta extremamente útil para a realização de transações financeiras cotidianas. No entanto, a segurança dessas operações é cada vez mais testada por hackers dedicados, que procuram brechas nos sistemas.

As senhas de cartão de crédito, nesse sentido, poderiam representar um obstáculo, com suas 10 mil combinações possíveis. Mas será que todos os usuários utilizam da gama de opções disponíveis para a criação dos seus códigos de segurança?

Um levantamento realizado por um ex-cientista de dados do Facebook, compilou informações de senhas vazadas na internet, focando especificamente nas formadas por a sequência de quatro números. A combinação 1234 foi a mais comum.

Por que a combinação 1234 é tão comum?

Mão digitando senha computador
Imagem: tsingha25/ shutterstock.com

Considerada praticamente um clichê no universo das senhas, a sequência 1234 foi verificada em quase 11% das 3,4 milhões de senhas coletadas no estudo. Para se ter uma ideia do absurdo dessa estatística, essa única senha é mais utilizada do que um grupo de outras quatro mil senhas, somadas.

Em contrapartida, a sequência listada como menos utilizada em uma lista de 10 mil é 8068. Entretanto, com a divulgação desta informação, é pouco provável que este padrão permaneça.

Quais as outras senhas mais utilizadas?

Além da sequência 1234, outras combinações bastante comuns são 1111, 0000, 1212, 7777, 1004, 2000, 4444, 2222, e a jocosa 6969. Note que a maioria delas segue padrões visivelmente óbvios, como repetições de dígitos e sequências numéricas. A vigésima segunda senha mais comum, 2580, à primeira vista, parece romper com essa regra.

Veja também:

Como que o teste de farmácia consegue detectar a gravidez?

Entretanto, ao observar um teclado de celular ou de maquininhas, logo se nota que esses números estão dispostos em ordem.

Como obter mais segurança?

A verdade é que dependemos muito de critérios de memória ao selecionar senhas. Isso culmina na inevitável não aleatoriedade e distribuição desigual destas.

Portanto, para aqueles que querem fugir do óbvio e promover uma maior segurança nas suas transações, especialistas recomendam o uso de padrões incomuns e não comunicar sua senha a terceiros sob quaisquer circunstâncias.

Imagem: tsingha25/ shutterstock.com

Relacionadas