Vídeos no YouTube estão lentos para carregar? Este pode ser o motivo

Recentemente, alguns usuários do navegador Firefox têm relatado um atraso ao tentar assistir vídeos no YouTube. Segundo eles, a plataforma de vídeos demora cerca de cinco segundos a mais para carregar e começar a reprodução de qualquer conteúdo em comparação com o Google Chrome.

Essa descoberta foi postada inicialmente no Reddit por um usuário chamado vk6_, que documentou o ocorrido através de um vídeo.

O teste realizado por esta pessoa mostrou que a tela ficava “congelada” por aproximadamente cinco segundos, dando a impressão de que havia algum tipo de bloqueio no YouTube e não uma simples questão de conexão de internet. Curiosamente, ao modificar o “agente de usuário” (recurso que permite ao site identificar o navegador usado) para o Google Chrome, o vídeo iniciou sem interrupções.

Outros usuários também relataram atraso dos vídeos no YouTube

youtube
Imagem: 19 STUDIO / shutterstock.com

Depois dessa postagem, vários outros usuários do Reddit começaram a relatar experiências semelhantes. Alguns até encontraram uma linha suspeita no código JavaScript que poderia ser a causa do atraso adicional no Firefox.

Veja também: Conheça o cemitério mais antigo do mundo

No entanto, até o momento, não se pode afirmar definitivamente que essa linha de código esteja realmente causando o problema.

Como o YouTube respondeu?

Em resposta a essas alegações, o YouTube emitiu uma declaração oficial ao site Android Authority, redirecionando a responsabilidade do atraso para os bloqueadores de anúncios (adblockers).

De acordo com a empresa, seu esforço para encorajar espectadores com adblockers a ver anúncios no YouTube ou a experimentar o YouTube Premium pode resultar em uma experiência de visualização positiva para esses usuários, independentemente do navegador usado.

No entanto, a gigante dos vídeos não esclareceu por que o atraso parece ser mais proeminente no Firefox do que no Chrome. Paralelamente, o método da plataforma para detectar adblockers gerou uma acusação de espionagem na Irlanda. Por isso, o debate ainda está longe de encerrar.

Imagem: JuliusKielaitis / shutterstock.com

Relacionadas