Instagram faz mudança no algoritmo e quem copia conteúdo será penalizado; entenda

O Instagram revelou uma série de atualizações em seu algoritmo de recomendação de conteúdo. A plataforma, buscando promover a originalidade e dar mais visibilidade às contas menores, anunciou medidas para desencorajar a prática de republicação de conteúdo de outros usuários.

Segundo a empresa, as mudanças visam a equidade de oportunidades entre os criadores de conteúdo e entrarão em vigor nos próximos meses. A principal alteração foca em penalizar contas que frequentemente republicam fotos e vídeos de terceiros.

Conhecidos como “reposters em série”, esses perfis serão desfavorecidos nas recomendações da plataforma. Conforme as novas diretrizes, conteúdos duplicados serão removidos das sugestões no feed principal e na aba “Explorar”.

Algoritmo do Instagram identificará plágios

Instagram
Imagem: Omkar Patyane/Pexels

O Instagram destacou que essa medida não afetará conteúdos com acordos de licenciamento ou permissões de compartilhamento de criadores de conteúdo. Além disso, o algoritmo será capaz de identificar plágios com base em sinais sonoros e visuais, substituindo as republicações por postagens originais quando possível.

Os criadores de conteúdo serão notificados quando suas postagens substituírem as republicações nas páginas recomendadas, garantindo transparência no processo. Essas mudanças se aplicarão apenas às recomendações, mantendo o conteúdo republicado visível nos perfis dos agregadores ou no feed.

Sistema de recomendação de Reels

Outra novidade anunciada é a reformulação do sistema de recomendação de Reels. Anteriormente baseado no número de interações, o novo algoritmo privilegiará conteúdos com melhor desempenho em testes realizados com um grupo inicial de espectadores. Dessa forma, busca-se reduzir a disparidade de alcance entre contas com diferentes números de seguidores.

Veja também:

Lista de lançamentos do Prime Video para este mês é revelada; confira

Essas atualizações refletem a contínua evolução do Instagram na busca por proporcionar uma experiência mais autêntica e inclusiva para seus usuários. Ao promover a originalidade e a diversidade de conteúdo, a plataforma reforça seu compromisso com a comunidade de criadores e usuários.

Imagem: Minakel2003 / pixabay.com

Relacionadas