YouTube determina novas regras para monetização de conteúdos adultos; veja o que muda

A última quinta-feira (16) foi marcada por uma importante alteração nas políticas do YouTube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos no mundo. A companhia anunciou mudanças em suas diretrizes que afetarão os conteúdos com temática adulta, sobretudo aqueles relacionados à maternidade e danças não-sexualizadas.

A grande novidade é que tais materiais passam a se tornar elegíveis para monetização, o que representa uma considerável inovação no modelo de negócios da plataforma.

No caso específico do conteúdo voltado para a maternidade, a principal ação foi a flexibilização das regras em relação à exibição de mamilos enquanto mulheres amamentam seu bebê. Anteriormente, esse tipo de conteúdo só podia ser monetizado se a aréola não fosse mostrada.

Como será a nova política para o conteúdo de amamentação no YouTube?

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Imagem: JuliusKielaitis / shutterstock.com

Como mencionado, agora os vídeos sobre amamentação podem conter uma cena de mamilo em vista e ainda assim serem monetizados. Entretanto, é importante frisar que os vídeos necessitam incluir referências contextuais sobre a amamentação para se tornarem elegíveis para a monetização.

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Isso envolve, por exemplo, um bebê se preparando para a amamentação ou um momento de lactação ativa. Dessa maneira, os conteúdos que não apresentam a linha contextual adequada, como os que não mostram crianças, permanecerão sem gerar receitas.

Qual a justificativa para essa mudança?

O YouTube justifica essa alteração com base no feedback dos próprios usuários, que identificam esse tipo de conteúdo como extremamente útil e relevante, principalmente para os pais de primeira viagem. A partir disso, foi constatado a necessidade de valorização dos produtores desse conteúdo, permitindo que obtenham receita com a visualização de suas produções.

Além de conteúdos de amamentação, a mudança também se estende a vídeos de danças não-sexuais. Exemplo disso são os vídeos que mostram movimentos de dança como o rebolado, que anteriormente foram considerados inapropriados, mas agora são elegíveis para a exibição de anúncios.

Apesar dessas alterações, a plataforma esclarece que todas as outras diretrizes previamente estabelecidas para a publicação de vídeos e a qualificação para a exibição de anúncios deverão ser estritamente observadas.

Imagem: JuliusKielaitis / shutterstock.com

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