Terapia na menopausa? Metódo pode auxiliar no tratamento emocional do perípdo

Ocorrendo entre a faixa dos 45 aos 55 anos nas mulheres, a menopausa é uma fase de muitas mudanças hormonais e sintomas físicos, como ondas de calor e cansaço extremo. Entretanto, o período também traz manifestações emocionais, como ansiedade, alterações de humor e dificuldade de concentração e memória.

Um novo estudo aponta que a psicoterapia e técnicas de mindfulness podem ser soluções eficazes para lidar com esses sintomas. A menopausa muitas vezes está ligada a manifestações físicas. Porém, esse estágio da vida da mulher pode acarretar consequências emocionais significativas. As interrupções hormonais podem levar a problemas como insônia, cansaço mental, ansiedade e oscilações de humor.

Psicoterapia como alternativas de tratamento da menopausa

Publicado no Journal of Affective Disorders, o estudo analisou 30 pesquisas realizadas com 3.501 mulheres de 14 países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Irã, Austrália e China. O foco era compreender como os sintomas emocionais da menopausa podem ser gerenciados. A pesquisa indica que a psicoterapia e a atenção plena podem ter efeitos significativos na melhora desses sintomas.

terapia
Imagem: Alex Green / Pexels.com

As 30 pesquisas examinaram os impactos de várias terapias, incluindo terapia e mindfulness, sobre o humor, cognição e qualidade de vida das mulheres menopáusicas. O estudo investigou não apenas os efeitos das terapias no humor e na cognição das mulheres, mas também se elas melhoravam sua qualidade de vida. Os resultados mostraram que as mulheres que se submetiam às terapias apresentavam melhorias na ansiedade e depressão, comparadas com aquelas que não faziam tratamentos terapêuticos.

Importância das terapias psicossociais

Zishi Li, coautor do estudo, afirma que a pesquisa “fornece evidências encorajadoras para apoiar o uso de intervenções psicossociais para o manejo dos sintomas não fisiológicos da menopausa”. Os achados deste estudo estão de acordo com as diretrizes da NICE Menopause, uma organização do Reino Unido que oferece orientações para profissionais da saúde, atualizadas em 2023.

Veja também:

JAMAIS compartilhe estas coisas com o ChatGPT; confira

Os resultados deste estudo representam um avanço significativo na abordagem do tratamento da menopausa, uma fase experimentada por milhões de mulheres globalmente. As evidências revelam que técnicas como psicoterapia e mindfulness mostram-se eficazes, proporcionando uma gama mais ampla de opções terapêuticas para mulheres enfrentando essa transição na vida.

Imagem: bearfotos/Freepik.com

Relacionadas