Saiba por que jogador japonês deixou Super Nintendo ligado por 20 anos

Para evitar a perda dos arquivos salvos de Umihara Kawase, um fã japonês do game manteve o Famicom (versão  japonesa do Super Nintendo) ligado por nada menos do que 20 anos.

Lançado em 1994, o game é semelhante ao Super Mario e ao Sonic. O jogo é considerado difícil, pois dá um tempo de quatro minutos ao jogador para passar por cada uma das 49 fases.

Wanikun, como é conhecido no Twitter, explicou que manteve o console ligado porque diversos cartuchos da época utilizavam uma memória SRAM (Static RAM) com bateria de lítio pra salvar os dados.  Ou seja, os saves do jogo mantinham-se guardados somente enquanto durava a bateria. Quer dizer então, que caso o jogador desligasse o console, a bateria poderia descarregar em algum momento, perdendo de vez os arquivos.

O jogador  diz já ter sido questionado se sua história é verdadeira, ou não, considerando que em 20 anos é pouco provável que nunca tenha havido queda de energia.  Wanikun comentou que não lembra se isso aconteceu, porém ressaltou que uma vez precisou desligar o console por algumas horas , pois mudou de casa. Mas segundo ele, a bateria do cartucho aguentou o período da mudança, mantendo desta forma o save.

Fonte: RocketNews24

Relacionadas