Novo recurso do WhatsApp bloqueia a captura de tela de fotos de perfil

O aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, implementou recentemente um recurso adicional de segurança para os usuários de Android. Dessa maneira, a mudança mais notável é a restrição contra as capturas de tela de fotos de perfil.

Em outras palavras, se o usuário tentar fazer um screenshot da foto do perfil de um contato, o aplicativo exibirá uma mensagem de erro. Sendo assim, indicando que essa ação não é mais permitida devido a uma nova restrição do aplicativo. Portanto, siga a leitura para conferir mais sobre essa novidade do WhatsApp.

Atualizações no WhatsApp

Aplicativo do WhatsApp
Imagem: sub job / shutterstock.com

Essa medida de segurança foi introduzida na versão 2.24.4.76 do WhatsApp, disponível na Google Play Store. Desse modo, testes conduzidos pelo site Mundo Conectado confirmaram a restrição de screenshots na nova versão do aplicativo.

Além disso, vale lembrar que há algum tempo o aplicativo já impede as capturas de tela de fotos e vídeos temporários. Além de aumentar a segurança dos usuários, o novo recurso tem o objetivo de reduzir a incidência de clonagem de perfis.

Muitos perfis falsos replicam as imagens de contas autênticas para enganar contatos e aplicar golpes. Esse novo recurso do WhatsApp pode dificultar significativamente esse tipo de atividade online, já que a foto de perfil é uma das principais maneiras pelas quais os invasores clonagem contas para se passar por outra pessoa.

Próximos passos e limitações do recurso

Ainda é possível, no entanto, fazer a captura de tela de imagens de grupos no aplicativo. Além disso, a restrição ainda não se aplica ao WhatsApp Web ou ao aplicativo para iOS, mas espera-se que essas plataformas recebam restrições semelhantes em breve.

Outra limitação notável é que a captura de tela do perfil do usuário como um todo ainda é permitida, incluindo a miniatura da foto do perfil. O usuário também pode ajustar quem pode ver a foto do perfil nas configurações de privacidade do aplicativo.

Veja também:

Promoção do azeite Andorinha dá viagem para você e alguém especial para Portugal

O recurso permite escolher entre permitir o acesso a todos os usuários, somente aos contatos ou a ninguém. Além disso, o WhatsApp tem introduzido várias outras funções para aumentar a privacidade do usuário, como a opção de esconder conversas, usar um nome de usuário alternativo ou enviar mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez.

Imagem: omerfarukguler / shutterstock.com

Relacionadas