Nasce a primeira flor cultivada no espaço

A primeira flor cultivada no espaço tem cor laranja, com pétalas fininhas, e seu nascimento foi de grande importância para os cientistas.  O astronauta Scott Kelly é o responsável por cultivar a planta, na Estação Espacial Internacional, e compartilhou no Twitter uma espécie de “diário” com várias fotos da flor extraterrestre. Kelly usa a hashtag #Spaceflower.

É da espécie zínia, considerada uma das mais fáceis de brotar na Terra. No entanto, no espaço não foi bem assim. Em dezembro, parecia que não haveria sucesso nesta experiência, já que quatro plantas não vingaram. Por enquanto, só há uma florzinha solitária, mas ela representa um grande avanço no cultivo espacial.

Parte do experimento chamado Veg-01, ou Veggie, a plantação das Zínias ocorre meses após Scott Kelly realizar a primeira “degustação” de alface cultivada no espaço. O sistema de plantio de comidas frescas chegou à estação espacial em 2014 e, desde então, astronautas buscam estudar o crescimento e a absorção de alimentos em ambiente de microgravidade, como a ISS.

Saiba mais:

São muitos os desafios para uma horta espacial, como os altos níveis de radiação e temperaturas extremas. O que tem favorecido, de acordo com o especialista Dhiren Kataria, é que a Estação Espacial está em órbita baixa. Assim, o campo magnético da Terra protege as plantas dos piores efeitos da radiação. “Dentro da estação, a atmosfera pode ser controlada. É um ambiente relativamente agradável, com calor e controle de umidade”, explica o especialista, citado pelo jornal The Guardian.

Se tudo correr bem, é possível que os próximos tripulantes que forem a Marte encontrem um jardim florido e alimentos fresquinhos para comer.

Curta nossa Página no Facebook e nos siga no Twitter para receber mais postagens como essa.

 

Relacionadas