Metade da nova equipe da NASA é formada por mulheres

Pela primeira vez, uma equipe da NASA de aprendizes a astronauta, é composta 50% por mulheres. Só por isso, já fazem parte da história, mas as quatro sonham com muito mais e têm razão para isso: são candidatas a estar na viagem inaugural a Marte, que está prevista para acontecer daqui a 15 anos.

Leia também

NASA explica em detalhes os planos para exploração de Marte

Equipe da Nasa vai simular vida em Marte por um ano

Para participarem no primeiro passo rumo ao objetivo a mais de 56 milhões de quilômetros, as quatro mulheres foram escolhidas entre seis mil candidatos. Três delas são casadas, duas têm filhos e mesmo admitindo que a separação da família será muito difícil (só a viagem até Marte demorará entre seis a nove meses), todas elas estão ansiosas por participar desse momento histórico.

“Marte pode nos ensinar sobre o passado, presente e futuro do nosso próprio planeta”, salientou Jessica Meir, de 38 anos. Junta-se a ela as astronautas Anne McClain (36), Christina Hammock Koch (37) e Nicole Aunapu Mann (38). Elas já participaram em missões de combate aéreo no Iraque, andaram pelo Polo Sul e mergulharam no gelo da Antártida, segundo o site da Glamour, que acompanhou as astronautas num dia de treino em Houston.

Anne McClain experimentando um protótipo do futuro traje espacial da NASA
Anne McClain experimentando um protótipo do futuro traje espacial da NASA (Reprodução: Bjorn Iooss).

Nos últimos dois anos, as quatro astronautas viveram momentos que inesquecíveis. O treino de passeio espacial ou andar num jato supersônico são dois dos destaques, mas ainda há muito preparo se querem realmente estarem entre os quatro membros da tripulação que irá pela primeira vez a Marte. Ao todo, a missão deverá durar cerca de três anos, entre a viagem e a permanência no planeta vermelho (um ano). Mas a experiência que tiveram até o momento, já lhes deu uma perspetiva diferente de ver o mundo. “Do espaço não se veem fronteiras. O que se vê é um planeta solitário. Estamos todos nele, tão zangados uns com os outros. Gostaria que mais pessoas pudessem ver como a Terra é pequena e como nós somos dependentes uns dos outros”, realçou Anne McClain.

“Para ir a Marte vou pedir à minha família e amigos que me façam pequenas surpresas para serem abertas em determinadas datas. Um cartão escrito à mão quando se está fora do planeta há 15 meses, pode ser o melhor presente que se possa imaginar”, salientou Christina Hammock Koch. Anne McClain disse que levará o macaco de pelúcia do filho, enquanto Jessica Meir admitiu que precisa de música: A banda Red Hot Chili Peppers terá que me acompanhar. Nicole Aunapu Mann referiu que o filho já será adolescente ou mesmo um adulto quando a missão se realizar: “A vida dele vai mudar enquanto eu estiver fora. Isso será um grande sacrifício.”

Mas infelizmente nem todos dão o devido respeito a estas heroínas. Algumas pessoas medíocres tem feito piadas de mau gosto, as que tratam de forma desrespeitosa a TPM das astronautas parecem ser as favoritas dessas pessoas nos comentários das matérias e também nas redes sociais dos sites e revistas que reproduzem a notícia. Para estes, é mais importante pensar em como será administrar os sintomas da TPM no espaço do que reconhecer a importância da equiparação entre gêneros na ciência. As ofensas não param por ai, internautas já fizeram chacotas sobre afazeres domésticos também, mostrando que o estigma da mulher não se restringir as tarefas do lar permanece forte em nossa sociedade. Comentários machistas não pararam na matéria da equipe de astronautas mulheres da NASA. Abaixo veja os comentários da matéria da Revista Galileu.

comentarios-machistas-principal

Nós, da equipe Optclean, reforçamos nosso imenso respeito a estas mulheres, bem como toda a mulher que ousa ser vitoriosa na vida e na história da humanidade. Que cada vez mais mulheres ocupem o campo das grandes descobertas da ciência e tecnologia, e  que possamos contar com suas incríveis habilidades para fazer nossa sociedade avançar rumo a um futuro repleto de conquistas!

 Curta nossa Página no Facebook e nos siga no Twitter para receber mais postagens como essa.
Relacionadas