Integração entre Facebook e Instagram será encerrada pela Meta; entenda

Se você é uma daquelas pessoas que adora trocar mensagens entre Facebook e Instagram, podemos ter uma notícia não muito agradável. Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a nova atualização da Meta, empresa proprietária das duas redes sociais, que promete mudar o jogo.

É isso mesmo! A Meta anunciou recentemente que irá descontinuar a opção para que usuários troquem mensagens entre o Facebook e o Instagram. Em outras palavras, será o fim dos bate-papos compartilhados entre estas duas plataformas. É uma grande reviravolta, pois a integração foi implementada há pouco tempo, no ano de 2020.

Como será na prática após o desligamento da integração entre Facebook e Instagram?

Ícones do Facebook e Instagram
Imagem: fyv6561/ shutterstock.com

Esta mudança, compartilhada na página de suporte do Instagram, informa que a partir de meados de dezembro de 2023, não será mais possível ao usuário iniciar novas conversas ou ligações com contas do Facebook no Instagram.

As conversas que já existem, da mesma forma, estarão disponíveis somente em modo de leitura.

E as mensagens já existentes, como ficarão?

Em relação às mensagens que já foram trocadas, a empresa afirmou que não fará a transferência dos bate-papos existentes para a caixa de entrada do Facebook ou do Messenger. Além disso, os perfis no Facebook não conseguirão mais ver o status online ou se o usuário visualizou uma mensagem no Instagram. Sendo assim, cada plataforma manterá seu respectivo bate-papo de maneira autônoma.

Veja também:

Áudio que some após ser ouvido: conheça o novo recurso do WhatsApp

Por fim, apesar da Meta não ter oficialmente esclarecido os motivos para essa decisão, especula-se que o movimento pode estar ligado à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Esta lei entrará em vigor em março de 2024 e exigirá que as grandes empresas de tecnologia obedeçam uma série de normas para garantir a segurança dos usuários.

Imagem: fyv6561/ shutterstock.com

Relacionadas