Google libera função de “Experimentar Agora” na Play Store

A Google anunciou neste sábado 21/10/2017 em seu blog a liberação na Google Play Store da funcionalidade “Experimente Agora”, que aproveita recursos do também conhecido Android Instant Apps.

Anunciado no Google I/O de 2016 o Instant Apps é funcionalidade mais aguardada pelos fãs da plataforma. O objetivo é permitir que o conteúdo abra diretamente dentro de um aplicativo Android, mesmo se o aparelho não possuir o programa instalado, ou seja, o aplicativo abre instantaneamente em seu Smartphone assim que você clicar num link, permitindo que você tenha acesso às funcionalidades do aplicativos sem a necessidade de instalação. A funcionalidade é muito interessante para a utilização dos aplicativos que não são muito usadas no dia-a-dia.

Leia também:

Android Oreo 8.1 já tem versão preview: veja celulares compatíveis

Google libera função de “Experimentar Agora” na Play Store

De acordo com Michael Siliski, gerente de produtos da Google “As pessoas já passam mais tempo em apps nos seus celulares, mas elas ainda visitam uma quantidade maior de sites no navegador do que usam apps únicos. Nós imaginamos que a fricção em volta da instalação de apps seja o motivo pelo qual isso acontece”.

A ideia de criar a funcionalidade veio para retirar a resistência de instalar o aplicativo. As pessoas tendem a não instalar o app pois acreditam que não irão utiliza-lo mais, dessa forma evitam a instalação. O Instant Apps traz uma experiência prévia de como o aplicativo funciona e quais os benefícios antes da instalação. De acordo com o portal Developers Android o “A funcionalidade do Android Instant Apps complementa um aplicativo Android existente, mas não o substitui. O Instant Apps restringe alguns recursos que podem não corresponder às expectativas dos usuários em relação a um aplicativo que não está instalado. Por exemplo, um Instant App não pode usar serviços em segundo plano, fazer notificações em segundo plano nem acessar identificadores de dispositivos exclusivos.

Desenvolvimento para o Instant Apps

Um das maiores dúvidas respondidas durante a Google I/O 2016, e que também está disponível no portal Developers Android é se agora será necessário desenvolver dois aplicativos.

De acordo com Michael Siliski durante a Google I/O, “Os desenvolvedores de apps só precisarão dedicar cerca de um dia de trabalho para tornar seus aplicativos no padrão dos Instant Apps”. Porém o portal Developers Android traz um detalhamento maior de como funciona o desenvolvimento do aplicativo na plataforma. Segundo o portal “Os desenvolvedores só precisam manter um projeto com uma árvore de origem. Os desenvolvedores simplesmente configuram o projeto para criar dois artefatos de compilação: o APK instalável e a versão instantânea. Alguns desenvolvedores podem levar menos de um dia para estarem prontos, mas o esforço envolvido varia dependendo de como o aplicativo é estruturado.”

Concluindo para que tenhamos acesso a um aplicativo no Android Instant Apps é necessário que se tenha mais um esforço para o desenvolvimento de um app compatível com a plataforma.

Avaliação do Android Instant Apps

Apesar de já anunciado pelo blog oficial da Google e apresentar alguns aplicativos disponíveis com o desenvolvimento do Instant Apps, não foi possível testar a nova funcionalidade. O que me deixou extremamente decepcionado! Aguardo a funcionalidade há algum tempo, e tenho expectativas de alguns benefícios, como a redução de aplicativos desnecessário no smartphone. Pense assim, quantos aplicativos você possui em seu smartphone? Você utiliza todos? Acredito que não, e alguns somente ficam instalados porque você sabe que irá precisar em algum momento, então minha expectativa com a nova funcionalidade é que eu consiga tirar a melhor experiência possível da plataforma e dos smartphones.

Artigo originalmente produzido por Gabriel Batista Marcílio.

Gostou da notícia? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Via Google Discovery, Developer Android

Relacionadas