Kit de maquiagem grátis no Dia da Mulher é o novo golpe no WhatsApp

Muitos homens que estão a procura de um presente para a sua amada no Dia Internacional da Mulher estão caindo no novo golpe do WhatsApp que promete um Kit de maquiagem grátis. E não só homens, muitas mulheres interessadas no falso brinde acabaram sendo vítimas também.

O usuário é convidado a acessar uma página para ganhar o prêmio no Dia Internacional da Mulher. Porém, o brinde nunca chegará para você, confira a mensagem:

golpe kit de maquiagem whatsapp

Este golpe no WhatsApp também exibe notificações de navegadores e sites, atingindo assim um número maior ainda de pessoas.

golpe kit de maquiagem whatsapp

Como funciona o golpe do Kit de Maquiagem grátis

A diferença do golpe do Kit de maquiagem grátis para outros que rolaram no WhatsApp é que este golpe não usa o nome de uma marca famosa, como de costume.

O golpe do kit de Maquiagem grátis apenas cita a área de varejistas do setor de beleza, oferecendo ao público um kit de produtos que não existem.

Link no WhatsApp direciona para site falso

Ao clicar no link enviado pelo WhatsApp na falsa promoção do kit de maquiagem grátis, o usuário é redirecionado para um site com muita publicidade.

golpe kit de maquiagem whatsapp

Com essa publicidade, os criminosos recebem dinheiro com os acessos no site. Mas esta é apenas uma parte do golpe: Algumas destas publicidades levam a instalação de um aplicativo malicioso.

Além da monetização de publicidade, o site exige que o usuário compartilhe a mensagem com seus contatos no WhatsApp determinado número de vezes, assim, espalhando mais ainda o golpe do kit de maquiagem.

Kaperksy Lab se posiciona sobre golpe do kit de maquiagem

Como o WhatsApp é um aplicativo mensageiro muito popular no Brasil, os criminosos daqui sempre o utilizam para disseminar links falsos. Veja o que diz o analsta sênior de segurança da Kasperksy Lab, Fabio Assolini:

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”.

Como se prevenir de golpes no WhatsApp?

Infelizmente, este não é o primeiro e nem será o último golpe no WhatsApp. É cada vez mais comum este tipo de ação de cibercriminosos para roubar dados dos usuários. Mas você pode se prevenir deste tipo de ameaça seguindo nossas dicas, leia o post abaixo para ficar inteirado:

Como se prevenir de golpe no WhatsApp e proteger seu Android?

Conheça outros golpes comuns no WhatsApp

Siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as melhores matérias sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas