Como se prevenir de golpe no WhatsApp e proteger seu Android?

Muito se fala de novos casos de golpe no WhatsApp que roubam dados, senhas e instalam vírus no smartphone. Mas você sabe como se evitar cair nessas armadilhas? Seu celular está protegido? Confira as dicas aqui e não entre nessa!

Novamente a história se repete: Cibercriminosos utilizam nomes de marcas famosas para aplicar golpe no WhatsApp. E novamente utilizaram toda a reputação da marca de cosméticos O Boticário para cometer o crime. Agora, a falsa promoção promete dar um kit do Boticário NATIVASPA Ameixa Negra. Mas não clique: Esse é o novo golpe no WhatsApp.

Segundo a equipe da PSafe, uma especialista em segurança digital que desenvolve o antivírus para Android DFNDR Security, foram mais de 140 mil vítimas em apenas 24 horas, em análise divulgada na última sexta-feira (16).

Leia também

Hackers aproveitam-se de nova promoção de O Boticário para aplicar novo golpe.

Plano de saúde gratuito na Unimed é o novo golpe do WhatsApp.

Golpe mais bem elaborado

O perigo é que os cibercriminosos estão elaborando modelos de golpe no WhatsApp cada vez mais parecidos com as reais promoções, como acontece neste caso.

Pra começar, existe uma promoção oficial do Boticário, e isso já confunde muita gente. na falsa promoção, o usuário é convidado a clicar no link para receber notificações da promoção no seu celular.

Outra armadilha que infelizmente confunde os usuários é que neste golpe, a página que o usuário é convidado a acessar tem endereço https://, que normalmente garante o protocolo de segurança.

A especialista de segurança conta que a vítima é convidada a responder três perguntas: “Você já fez compras na O Boticário este ano?”, “Já usou o nosso site para efetuar compras?” e “Recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”. Em seguida, a página solicita que o usuário compartilhe a falsa promoção com amigos. 

Segundo o diretor do laboratório de segurança DFNDR Lab Emilio Simoni, é notável a “inovação” do golpe: “No passado era muito mais complicado ter um site com https. Por esse motivo, as pessoas passaram a associá-lo, de maneira equivocada, a sites confiáveis. Na realidade, o https indica que a conexão entre o usuário e o site é segura, mas não que o site em si é verdadeiro. Portanto, esse não pode ser considerado um parâmetro em que o usuário possa confiar.”

Como se prevenir de golpe no WhatsApp?

Confira as dicas abaixo e não caia em golpe no WhatsApp:

    1. Primeiramente, desconfie dos links que enviam para você no mensageiro, pois como sabemos, já foram inúmeros casos de golpes que utilizam marcas de renome para roubar dados dos usuários.
    2. Recomendamos que, no caso de dúvida, vá até uma loja da marca ou acesse o site oficial da marca (encontre pesquisando no Google) para averiguar se a promoção é real, além de saber mais sobre como participar.
    3. Outra medida muito importante é utilizar um aplicativo de defesa digital com bloqueio de phishing. Alguns dos anti-vírus que podem ser utilizados são o CM Security Antivirus e o Kaspersky Internet Security.
    4. Sabe aquele ditado “Quando a esmola é demais, até o santo desconfia”? Pois é, esse ditado tem razão. Confira o que diz o especialista da PSAFE: “Também é necessário desconfiar de promoções exageradas e se certificar de sua veracidade diretamente no site oficial da empresa atrelada”, diz.

Com informações do TechTudo

Siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as melhores matérias sobre entretenimento e tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas