Confira 10 dicas essenciais para evitar roubo de dados na internet

Nos dias atuais, todo mundo tem grande parte de suas informações pessoais e importantes na internet, seja em redes sociais, em anotações ou em mensagens. Uma coisa que preocupa muitos é como garantir que essas informações não vão ser acessadas indevidamente.

Portanto, selecionamos aqui as melhores dicas para evitar roubo de dados. Mesmo que dê um pouco de trabalho, lembre-se que é de suma importância proteger suas informações na internet.

Confira as dicas do OptClean logo abaixo e comece já a preparar sua própria “fortaleza digital”.

1. Melhore a forma com que cria e gerencia suas senhas

A primeira das dicas para evitar roubo de dados é uma que aborda, em parte, algo que todos conhecem muito bem: mudar sua senha frequentemente.

Contudo, ficar mudando a senha frequentemente pode atrapalhar sua memória, fazendo com que tente acessar suas contas com senhas antigas ou até as de outros serviços, caso use uma diferente para cada cadastro. Portanto, é recomendado que se utilize algum dos muitos gerenciadores de senhas.

Eles contam com uma senha mestra (que deve ser particularmente boa) e armazenam todas as suas outras, gerando automaticamente senhas seguras e preenchendo os campos sempre que precisar realizar login!

Os mais conhecidos deles são o LastPass, o 1Password e o KeePass, todos com funcionalidades muito similares, sem nenhum vencedor claro entre eles.

2. Utilize autenticação em 2 fatores

A autenticação em 2 fatores é outra excelente opção para que você não tenha seus dados roubados. Ela tem uma funcionalidade bastante simples: a de requerer dois passos para fazer o login, não apenas a digitação da senha.

Por exemplo, pode ser que para entrar no seu jogo favorito seja necessário que você digite, além da senha, um código recebido por email ou por mensagem de texto em seu celular, dependendo da opção selecionada.

Vale lembrar que, por mais que exista esse tipo de autenticação para as mais variadas plataformas, a mais importante é o seu email: certifique-se de ativá-la nele, já que por meio dele é possível controlar todas suas outras contas!

3. Mantenha em mente que o modo anônimo não é privado

A maior parte dos navegadores mais utilizados, incluindo o Google Chrome, o Safari e o Mozilla Firefox, contam com uma funcionalidade conhecida como “modo anônimo”.

Contudo, por mais que o nome possa indicar que o que você faz enquanto o utiliza é invisível para todos os outros, essa não é a realidade: seus dados de navegação estão visíveis para o dono da rede, seja ele seu empregador, o proprietário de uma lan house que costuma frequentar, os próprios websites que visita e até seu provedor de internet.

4. Utilize um bom antivírus e o mantenha atualizado!

Dentre as melhores dicas para evitar roubo de dados temos essa, uma das mais óbvias. Todos sabem que devem utilizar algum antivírus para proteger não só o seu computador como também sua rede, e-mail, downloads e mais.

Contudo, o que muitos não sabem é que nem todo antivírus é igual, com muitos sendo conhecidos por serem infinitamente inferiores e quase inúteis no que prometem fazer. Portanto, é necessário realizar uma boa pesquisa antes de instalar algum.

Segundos os principais testes, Kaspersky e BitDefender se revezam na disputa de qual o melhor antivirus pago, cada um com as suas vantagens. Felizmente ambos também oferecem versões dos seus antivírus de forma gratuita, naturalmente com menos recursos. 

Além disso, o manter atualizado com as mais novas definições de vírus é extremamente importante, já que os invasores não param de criar métodos diferentes para acessar as informações do seu dispositivo!

5. Criptografe todos os seus dados

Tudo que dissemos até o momento é muito importante para garantir sua segurança, contudo a criptografia é uma das dicas mais importantes de se implementar para se certificar de que ninguém vai ver os seus dados mais privados.

Em qualquer smartphone você encontra nas configurações uma opção de criptografia, que irá aplicar um algoritmo para esconder os seus dados de quem não conhece sua senha. Também é possível fazer isso nos computadores, por mais que possa ser necessário utilizar de algum programa específico.

6. Utilize senha em seu smartphone

Já mencionamos a importância de utilizar senhas para todas suas contas, mas vale reiterar que usar em seu smartphone pode ser ainda mais importante. Na maioria dos casos, os usuários realizam login em todas as plataformas no dispositivo.

Portanto, colocar mais uma camada de proteção para garantir que possíveis invasores tenham dificuldades a mais em acessar o seu celular nunca é demais.

Claro, isso pode ser chato, já que se torna necessário sempre desbloquear para fazer qualquer coisa – mas para quem quer se proteger de invasões, esse é um preço pequeno a se pagar.

7. Ative alerta de segurança

Outra de nossas dicas para evitar roubo de dados é a ativação de um alerta de segurança, algo que todas as instituições financeiras oferecem. Além delas, serviços como a Steam, o Discord e o Facebook também te alertam quando um novo login é realizado.

Com isso, é possível perceber acessos indevidos a suas contas e movimentações que não foi você quem fez, o que te ajuda a impedir que você tenha seus perfis nesses serviços hackeados e acabe com seus dados vazados. 

8. Não acesse nada importante em computadores públicos

Mais uma coisa que pode, para alguns, parecer bastante óbvia, é evitar acessar suas contas pessoais e privados em computadores de acesso público, como os de bibliotecas, lan houses ou até mesmo na casa de amigos.

Não dizemos isso para que suspeite de suas amizades ou até mesmo de seus familiares. Fazemos essa recomendação pois esses dispositivos são usados por mais pessoas, que podem estar com seus aparelhos hackeados sem que nem mesmo eles saibam.

Além disso, sempre há o risco do esquecimento de realizar o logout – coisa que, se ocorrer, hackers certamente irão se aproveitar e utilizar de seus dados indevidamente sem que você perceba.

9. Limite o que coloca nas redes sociais

Uma das maiores fontes que os crackers utilizam para conseguir dados e informações de pessoas são as redes sociais, como o Facebook, o Twitter, o TikTok ou o Instagram.

Portanto, idealmente você deve colocar o mínimo possível de informações pessoais, evitando sempre compartilhar, por exemplo, sua localização publicamente.

Vale lembrar, também, que essas plataformas oferecem várias configurações de privacidade, que podem ser utilizadas para garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso ao seu perfil – e aos seus dados!

10. Tome Cuidado com o Phishing

A última das dicas para evitar roubo de dados é uma coisa extremamente importante de se cuidar, que são os ataques de phishing. Por meio deles, hackers criam websites iguais aos que você deseja acessar, mas os utilizam para coletar dados.

Por exemplo, você pode acabar por acessar um website igual ao do seu banco, mas que é distribuído por invasores que desejam conseguir as informações de sua conta bancária – e de muitos outros!

Além desse tipo de ataque mais clássico, também existem os que utilizam de promoções ou premiações falsas, além de pedidos enganosos de ajuda. Todos eles direcionam também a sites que parecem reais, mas que só existem para a agregação das informações.

Sempre fique de olho na URL e compare com resultados de buscas no Google para saber se está colocando suas informações em um site falso.

E aí, o que achou das nossas dicas para evitar roubo de dados na internet?

Deixe nos comentários a sua opinião, dizendo também se você conhece mais alguma que considera essencial. E lembre-se: o cuidado é primordial para não ter seus dados roubados.

Conteúdo produzido em parceria com Denilson Marcos, especialista em segurança de sistemas. 

Imagem: Elnur via shutterstock

Relacionadas