Confira tudo o que se sabe sobre o ‘apocalipse da internet’

Longe de ser uma fake news disseminada pelas redes sociais, a possibilidade de um apocalipse da internet decorrente de uma tempestade solar extremamente intensa é um tema que tem preocupado cientistas em todo o mundo. Isso porque um evento desta magnitude poderia ter consequências nos sistemas de comunicação global, deixando a internet offline por vários dias.

Conforme estudos recentes, as tempestades solares são erupções de gás altamente ionizado que se originam na coroa do Sol e afetam diretamente o campo magnético terrestre. Como resultado, podem provocar o colapso de toda a infraestrutura elétrica e de comunicação, levando a longos períodos de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

No entanto, é importante frisar que, embora devastadores, eventos de tempestade solar extremamente intensos são bastante raros.

Quais as chances de um apocalipse da internet?

Sangeetha Abdu Jyothi, cientista reconhecida, alerta para a iminência de um apocalipse da internet devido à nossa falta de preparo e compreensão das consequências de um evento solar em larga escala. Segundo ela, os cabos submarinos de internet representam um ponto crítico, pois dependem de repetidores para amplificar os sinais transmitidos.

Explosão no Sol
Imagem: This Lama / shutterstock.com

A vulnerabilidade dos cabos submarinos é amplificada pela necessidade de amplificação do sinal através dos repetidores, tornando-os alvos potenciais de danos causados por uma tempestade solar. Esta preocupação levanta questões urgentes sobre a segurança e a resiliência das infraestruturas digitais, destacando a necessidade de medidas preventivas e de contingência para proteger a rede global de comunicações contra potenciais ameaças solares.

Como podemos nos preparar para um evento de tempestade solar?

Apesar das possíveis consequências graves, não há motivo para pânico. Segundo Peter Becker, pesquisador da Universidade George Mason, o desafio é desenvolver um sistema de alerta capaz de avisar a população cerca de 18 horas antes da chegada das partículas solares carregadas na Terra, capazes de provocar um apocalipse da internet.

Becker alerta que, embora a internet tenha se desenvolvido durante um período de relativa calma solar, o Sol está entrando em uma fase de maior atividade. Na década de 2030, há cerca de 10% de probabilidade de que ocorra um evento solar de grande porte, com potencial de interromper a internet. Embora o fortalecimento das estruturas da internet seja um desafio econômico, o pesquisador acredita que os sistemas de alerta são uma medida de mitigação importante.

Veja também:

Confira os celulares Samsung que não vão receber mais atualizações

Desligar os aparelhos antes do impacto da tempestade solar pode evitar que eles queimem, minimizando assim o impacto do evento.

Imagem: This Lama / shutterstock.com

Relacionadas