Internet pode ‘ACABAR’ em 2024 por motivo inusitado

Uma tempestade solar extrema pode fazer com que todos no planeta Terra fiquem sem internet em 2024. É o que afirma uma equipe de cientistas da George Mason University, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, sobre o aumento da atividade solar.

O professor do estudo, Peter Becker, chamou a ocasião de “apocalipse da internet” e afirmou que outras tecnologias também poderão sofrer prejuízos no período, como GPS e até mesmo telefone. Além disso, Becker prevê que os efeitos da tempestade podem causar danos econômicos.

Veja também:

McDonald’s lança programa de fidelidade; veja como funciona

Por que a internet pode acabar em 2024?

Segundo Becker, a evolução da internet ocorreu quando a atividade solar era mais calma do que atualmente, quando ela entra numa fase mais ativa. Então, será a primeira vez em que haverá a convergência entre a dependência da humanidade pela internet e o aumento da atividade solar.

Além disso, ele explica que o Ciclo Solar 25 ocorre mais cedo do que o previsto pelo Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Por isso, a previsão é de que esse “apocalipse da internet” aconteça em 2024.

america do sul no globo, com linhas luminosas ligando os lugares, representando a internet
Imagem: Anton Balazh / Shutterstock.com

Outros efeitos do ‘Apocalipse da Internet’

Com o apagão da internet causado pela tempestade solar, toda a tecnologia no planeta Terra também será atingida. Isso porque, atualmente, diversas operações essenciais para a humanidade são feitas pela internet, e tudo ficaria fora do ar.

Além disso, todas as redes elétricas e de comunicações seriam danificadas, causando falhas em satélites, sistemas de GPS e linhas telefônicas. Isso causaria prejuízos trilionários para a economia mundial, já que até rotas de avião sofreriam mudanças significativas.

O que é uma tempestade solar?

Uma tempestade solar acontece quando o plasma da superfície do sol é ejetado e atinge a Terra. Ela é como uma grande bolha de gás superaquecido e se chama cientificamente de massa coronal, que possui partículas eletricamente carregadas que, ao atingirem a Terra, deformam e enfraquecem o campo magnético do planeta.

A deformação e enfraquecimento do campo magnético aumentam as chances de desastres naturais, causando prejuízos no planeta.

Imagem: FellowNeko / Shutterstock.com

Relacionadas