Como localizar a constelação de Gêmeos e ver a chuva de meteoros

Na madrugada desta quinta-feira, dia 14 de Dezembro de 2017, acontece uma grande quantidade de estrelas cadentes: A chuva de meteoros da constelação Gêmeos (Geminidas), oriundas do asteroide, o 3200 Phaethon.

Para observar, o espectador precisa localizar a constelação de Gêmeo, que é o ponto aonde está essa chuva de meteoros. Abaixo, confira como localizar a constelação de Gêmeos através de um aplicativo e poder assistir as Geminidas.

A previsão é de cerca de 60 meteoros por hora, podendo chegar ao pico de 100 meteoros por hora. Mas se você mora em uma cidade grande, pode ocorrer de ver apenas cerca de 10 meteoros por hora ou menos, devido a grande iluminação, que ofusca os astros do céu.

LEIA TAMBÉM

Nasa descobre 8ª planeta no sistema solar Kepler-90.

Os melhores memes de quem não conseguiu ver a chuva de meteoros.

Assista aqui a transmissão da chuva de meteoros pela Nasa ao vivo.

Como localizar a chuva de meteoros

A constelação de Gêmeos pode ser encontrada através de suas duas estrelas mais brilhantes, Castor e Pólux a partir do prolongamento de uma linha imaginária saindo do cinturão de Órion e passando por Betelgeuse. No sul do Brasil, aonde estamos (Rio Grande do Sul) a constelação de Gêmeos se encontra na direção nordeste.

3200 Phaethon

Se você não sabe como localizar a constelação de Gêmeos para assistir a chuva de meteoros Perseidas, basta instalar um aplicativo grátis e que vai ajudar muitio: É o SkyView Free, que está disponível para Smartfones Android e iOS.

Com este app, você utiliza a câmera do celular para localizar todos os astros do céu, incluindo as constelações. Assim, você consegue localizar exatamente a chuva de meteoros.

Confira na imagem abaixo como funciona:

SkyView Free

Clique AQUI para baixar no Android.

Clique AQUI para baixar no iOS.

Confira a previsão do tempo para esta madrugada

Via Clima Tempo

Região Sul: Todo o Sul do Brasil terá condições atmosféricas para a observação da chuva meteoros. O tempo mais aberto é proporcionado também pelo ar seco que inibe a formação de muitas nuvens de chuva. A madrugada desta quinta-feira, 14 de dezembro, deve ser com poucas muitas por quase todo Sul do Brasil. Durante a noite não faz frio e a temperatura fica agradável ao ar livre.

Região Sudeste: A maior parte do Sudeste tem tempo instável com muita nebulosidade e chuva na noite desta quarta-feira e madrugada da quinta-feira, 14 de dezembro, o que vai prejudicar a observação da chuva de meteoros na maioria das áreas da Região.

Temperaturas amenas ao longo da noite e da madrugada e o predomínio de pouca nebulosidade no céu irão contribuir para a visualização da chuva de meteoros no  interior paulista, no Sul de Minas e até em áreas do Triângulo Mineiro. Na Grande São Paulo, no litoral paulista, nos Vales do Ribeira e do Paraíba, no Grande Rio e no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, será difícil apreciar a chuva de meteoros por causa da formação de névoa e de muitas nuvens na madrugada. Vale lembrar que nos grandes centros, a luminosidade artificial, ou seja, a grande quantidade de luzes torna a visualização muito prejudicada.

Região Centro-Oeste: Tempo firme em Mato Grosso do Sul. Pouca nebulosidade e ótimas condições atmosféricas para observação, inclusive em Campo Grande. As pequenas áreas de chuva que cresceram no fim da tarde desta quarta-feira tendem a se dissipar.  A maioria das áreas de Goiás, Distrito Federal e o centro-norte de Mato Grosso terão uma noite com muita instabilidade e chuva o que dificulta a visualização. Há uma chance média de apreciação da chuva de meteoros no oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e no sul de Goiás. A nebulosidade nestas áreas não deve cobrir todo o céu.

Região Nordeste: Apesar da variação de nuvens na faixa entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco a condição atmosférica será favorável para a observação da chuva de meteoros no Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, inclusive no interior e sertão nordestino. Bahia, Maranhão e Piauí, por causa da grande quantidade de nuvens carregadas e da chuva podem ter dificuldade em observar o fenômeno.

Região Norte: Muitas áreas de instabilidade que cobrem o Norte do Brasil provocam chuva na noite desta quarta-feira, com chuva de forte intensidade no Tocantins, centro-sul e leste do Pará. Na maior parte do Norte com a grande quantidade de nuvens espalhadas pelo céu a observação pode ficar prejudicada. A melhor condição deve ocorrer em Boa Vista (RO) que terá uma chance maior para observar a chuva de meteoros.

Para receber todas os nossos posts diariamente nas suas redes sociais, curta nossa página do Facebook, e sega nosso Instagram e nosso Twitter.

Relacionadas