Você configurou para não aparecer quando você foi visto por último no WhatsApp? Pois saiba que mesmo assim pode ser que alguém esteja vendo seus horários. Você lembra que há um tempo atrás, houve a inserção da criptografia de ponta à ponta no WhatsApp? E há tempos, estávamos tranquilos com isso, tendo certeza que nossa privacidade estava a salvo, não é mesmo? Mas uma descoberta faz essa segurança do WhatsApp cair por terra, e põe em xeque uma das principais vantagens do mensageiro perante a sua concorrência, como o Telegram.

E a falta de privacidade no WhatsApp pode estar diretamente ligada aos seus hábitos. Através dessa falha, seria possível saber os horários que a pessoa usa o WhatsApp, e assim, conhecer sua rotina.

WhatsApp agora permite compartilhar localização – veja como usar!

Falha do visto por último no WhatsApp

Quem descobriu o bug do visto por último no WhatsApp foi o analista de segurança Rob Heaton, responsável por outras descobertas de falhas no app. Segundo ele, com uma simples extensão do Google Chrome, foi possível obter acesso ao histórico de atividade de usuários non WhatsApp, sabendo quando estiveram online pela última vez.

A partir dos horários de visto por último no WhatsApp, é possível saber a rotina de atividades de um usuário no app, e até mesmo informações pessoais, como a hora que entra e sai do trabalho, os dias de folga, a hora que vai dormir e a hora que acorda.

Além disso, também pode ser possível saber as informações de relacionamento entre dois ou mais usuários, pois com uma observação te um longo período de tempo, seria possível chegar a conclusão de possíveis horários de conversa entre os dois usuários. Essa observação poderia ser utilizada por uma pessoa que suspeita que seu cônjuge esteja traindo, e observar os horários entre a pessoa e o (a) amante sob suspeita.

Outra possibilidade mais perigosa que essa falha no WhatsApp pode representar seria o uso das informações de horários do usuário para invasões domiciliares ou assaltos, bem como sequestros.

De acordo com o descobridor da falha, o problema da falta de privacidade no visto por último no WhatsApp é a forma como o sistema do app de status online. Mesmo que o usuário desative o visto por último no WhatsApp, não é possível esconder quando ele está online. Dessa forma, a falha é explorada para fins maliciosos.

O Hacker precisaria apenas de um computador com acesso à internet e quatro linhas de código para descobrir os horários de qualquer usuário, a partir do WhatsApp Web. Porém, com um computador ele poderia apenas monitorar os horários de um usuário. Se ele quisesse monitorar mais pessoas, teria que ter mais máquinas.

O sistema pode até funcionar sozinho, catalogando os dados de conexão de usuários e compondo uma lista.

Como evitar que outras pessoas saibam quando você foi visto por último no WhatsApp?

Infelizmente não há como realmente desativar a visualização do seu visto por último no WhatsApp. Mesmo que você configure no app, um hacker com más intenções poderá saber através dessa extensão, quando você esteve online.

Resta esperarmos para que o WhatsApp se pronuncie sobre o problema e use algum recurso para evitar a visualização do visto por último no WhatsApp por outros.

Fonte: Rob Heaton

Gostou do post? Siga o nosso Twitter e curta a nossa página no Facebook para que assim você possa continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia e entretenimento diariamente em suas redes sociais.


Graduanda em ciência e tecnologia. Apaixonada por ciências e tecnologia e entusiasta das infinitas possibilidades do Universo!