Astrônomos comprovam a existência de um buraco negro superpotente

Só de imaginar buracos negros, ficamos fascinantemente assustados. Imagine então um buraco negro com a energia e luminosidade de mil sóis? Pois é, este buraco negro foi observado. O evento foi registrado por diversos astrônomos do mundo todo em junho de 2015. De acordo com o estudo feito pela Universidade de Southampton, o V404 Cygni é buraco negro que fica a cerca de 7.800 anos-luz da Terra, brilhou misteriosamente por cerca de duas semanas, enquanto engolia a matéria de uma estrela que estava por perto.

Saiba mais

Os estudos feitos com base nas informações disponíveis estimam que a luz vermelha emitida foi resultado de material sendo ejetado do buraco negro. Enquanto “devora” parte do material que absorve, o V404 Cygni expele jatos luminosos, que ainda não temos conhecimento do motivo.

Siga nosso Twitter e curta nossa Página no Facebook para receber nossas postagens nas suas redes sociais!

Esses lampejos foram muito fortes e rápidos. De acordo com a equipe de pesquisa da Universidade de Southampton, “cada flash tinha o incrível poder de mil sois, mas não durava mais que 1/40 de segundo, mais ou menos dez vezes mais rápido que o piscar dos olhos”.

Esta notícia surge praticamente junto com a informação divulgada pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) de que um encontro de buracos negros pode liberar cerca de 36 septilhões de yotawatts – um número tão absurdo que parece inventado.

Via Galileu

Relacionadas