IBGE revela: Mais de 50% das casas no Brasil está conectada à internet, e o celular é o dispositivo mais usado

celular é o aparelho mais utilizados pelos brasileiros para acessar a internet, ultrapassando o computador, segundo a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (06). A pesquisa é referente ao ano de 2014, e também aponta que a internet chegou a mais da metade dos domicílios brasileiros. 29,6 milhões das 36,8 milhões de casas estão conectadas e dispõem de um smartphone para se conectar, o que representa 80,4% do total.

Até 2013, o posto de dispositivo preferencial de acesso à internet era dos computadores. Mas a partir de 2014, a coisa mudou. Embora estejam presentes em 76,6% dos lares brasileiros, esses aparelhos se tornaram segunda opção.

Tablets e TVs inteligentes tinham, respectivamente, 21,9% (8,1 milhões) e 4,9% (1,8 milhões) dos domicílios ligados à internet. Para esse critério, o IBGE inclui na conta todos os aparelhos de uma residência para se conectar à internet. Por isso, a soma total das porcentagens parciais ultrapassa os 100%.

Saiba mais

Algumas residências utilizam apenas o celular para acessar a internet, e os que utilizam só o celular ou tablet já superou a quantidade dos que usam só PC. Em 2013, os computadores eram o dispositivo exclusivo de acesso a internet de 42,4% das casas, enquanto celulares ou tablets eram utilizados para acessar a internet de 11,5% dos lares.

Com essas mudanças, os dispositivos utilizados para acesso da internet no Brasil fica da seguinte forma: 17,4% para PCs x 23,1% celular ou tablet. Esse cenário ocorre em 21 estados e no Distrito Federal, com destaque para o Amapá (2,1% para PCs, e 49,5% para aparelhos móveis) e menor diferença em Minas Gerais (20,4% x 23,2%).

Curta a nossa página do Facebook e nos siga no Twitter para receber mais dicas como essa.

 O smartphone é o favorito em Roraima, Amazonas, Pará, Sergipe, Piauí, Acre, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Alagoas, Goiás, Espírito Santo, Paraíba, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rondônia e no Distrito Federal. Já nos estados do de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina o PC continua dominando o acesso à internet.

Até o ano de 2013, o IBGE registrava apenas as conexões feitas com computador, mas a partir deste ano passou a contar os acessos com dispositivos móveis, TVs e outros.

A guinada do brasileiro rumo a dispositivos móveis fez a internet 3G e 4G aumentar consideravelmente: Pulou de 19,3% para 62,8% das casas conectadas de 2013 a 2014. Mas a banda larga fixa não ficou pra trás, pois é o motor das redes Wi-Fi, chegando a 71,9% das casas conectadas.

Em todos os estados da região Norte, além de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão e Piauí, a internet 4G já está presente em mais casas do que a internet fixa.

A coexistência dos dois tipos de banda larga é observado em 35,5% dessas residências. Já a conexão discada, está sendo abandonada pelos brasileiros, presente em apenas 0,8% dos lares conectados à internet.

Fonte: IBGE

Relacionadas