VPN e malware: protegendo-se contra ameaças online

A tecnologia é ums aliada importante para defender o usuário do roubo de dados e informações pessoais.

Em um mundo cada vez mais conectado e dependente da internet, saber se proteger de agentes maliciosos presentes nele tornou-se vital para conseguir uma navegação segura. Devido ao grande volume de informações e dados pessoais existentes, o trabalho dos hackers para obtê-las ficou ainda mais fácil.

Portanto, a segurança digital é um assunto mais relevante do que nunca. Para evitar o ataque de malwares e a ação nociva de hackers, a melhor alternativa é o usuário utilizar VPN para PC e smartphone, protegendo-se sempre ao navegar pela internet.

Neste texto, entenda melhor esse assunto e quais são os benefícios que a VPN oferece.

O que são malwares?

Mas afinal, o que são malwares? Esse é um termo em inglês que combina as palavras “malicious” (“malicioso”) e “software”, servindo para se referir a qualquer tipo de aplicação que tem o objetivo de causar danos ou prejuízos ao usuário.

Isso inclui roubo e sequestro de dados, bombardeio de anúncios, corrupção de danos, interceptação de informações confidenciais e pessoais, danos físicos ao sistema ou mera irritação.

Portanto, eles podem ser classificados de maneira muito abrangente. Os aplicativos espiões, conhecidos como spywares, são responsáveis por monitorar o comportamento do usuário e roubar seus dados.

Já os ransomwares capturam o sistema, criptografando os arquivos e exigindo o pagamento do resgate para reaver os dados roubados.

Muita gente que não tem experiência com o universo tecnológico pode se perguntar se eles são a mesma coisa que os vírus de computador.

A verdade é que todo vírus é um malware, mas nem todo malware é um vírus. Inclusive, o termo “vírus” no meio digital vem caindo em desuso, uma vez que ele é insuficiente para classificar todas as ameaças existentes.

O que é VPN?

A tradução da sigla em inglês é “rede privada virtual” e consiste no uso de sistemas que garantem a proteção do usuário quando ele utiliza a internet. Isso é feito com o redirecionamento da conexão a partir do uso de servidores seguros, de forma que nem mesmo o provedor da internet tenha acesso aos dados da conexão da pessoa.

Basicamente, a VPN cria um “túnel” criptografado que oculta dos demais o endereço de IP do usuário. Isso faz com que sua identidade online seja protegida, garantindo mais segurança ao acessar a internet — inclusive ao usar Wi-Fi público.

Essa ferramenta redireciona o tráfego da rede para um servidor remoto, criptografando-o durante esse processo. Dessa forma, primeiro a pessoa se conecta ao servidor que faz parte do serviço, passando pela criptografia, só então chegando ao site desejado.

A diferença acaba sendo a criptografia, que garante que os dados fiquem protegidos de hackers e dando mais tranquilidade enquanto navega a rede. Outro diferencial da tecnologia é que o IP do usuário também fica ocultado, uma vez que a VPN oferece um novo quando o usuário faz a conexão.

Como a VPN ajuda a proteger de ameaças online?

Como citado, a VPN é uma excelente tecnologia que esconde o IP original do utilizado, protegendo sua identificação e localização. Isso garante ao usuário uma navegação plenamente segura e anônima, impedindo o ataque de hackers que estão infiltrados em redes desprotegidas.

Isso é muito comum nas redes Wi-Fi públicas que, em muitos casos, não têm as proteções adequadas para garantir a integridade das informações e dados dos usuários.

Com a VPN, esse risco é inexistente, sendo que o mesmo vale para a utilização de internet banking ou criptomoedas, com as informações de acesso ficando protegidas atrás de um sistema.

Outra proteção muito bem-vinda é o escudo que a VPN oferece contra rastreadores de conteúdo. Muitos sites utilizam esse mecanismo, que é responsável por captar e armazenar os dados do usuário durante todo o tempo.

Geralmente, propagandas relacionadas às pesquisas feitas em outras páginas ou mesmo dispositivos são feitas por causa desses rastreadores, sendo que a exibição delas pode ser um incômodo para o usuário. 

Com a VPN, é possível bloquear esses rastreadores, assim como os próprios anúncios. Dessa forma, o usuário tem mais tranquilidade para navegar na internet.

Relacionadas