Stranger Things: Crítica 1a Temporada – vale a pena assistir?

Uma série que vem conquistando cada vez mais espectadores pelo Brasil é a Stranger Things. Confesso que na maioria das vezes relutei em assistir, por uma série de motivos, mesmo sendo um amante do gênero ficção científica. Entretanto, cedi e acabei vendo do primeiro ao último episódio. A série Stranger Things está disponível na Netflix.

Atenção: a partir daqui temos spoilers, e se você não gosta de saber um pouco antes de assistir, pare imediatamente a leitura deste artigo.

Leia também:

Stranger Things – Ficha Técnica

  • Título: Stranger Things – Season 1 Original
  • Ano de produção: 2016
  • Dirigido por Matt Duffer, Ross Duffer e Shawn Levy
  • Estreia: 15 de Julho de 2016 ( estreia mundial)
  • Duração: 402 minutos
  • Gênero: Aventura/Terror
  • País de Origem: EUA

Stranger Things – trailer legendado

Stranger Things – Sinopse

“Situada no interior de Indiana, na década de 1980, a história inicia com o desaparecimento de Will, um menino de 12 anos. Enquanto a família e os amigos tentam entender o que aconteceu, o chefe de polícia Hooper inicia uma investigação e se depara com experiências secretas conduzidas pelo governo numa base militar no subúrbio da cidade. Ao mesmo tempo, os amigos de Will – Mike, Dustin e Lucas – tentam localizá-lo por conta própria, mas acabam encontrando Eleven, uma menina misteriosa, com estranhos poderes.”

Stranger Things – personagens e elenco

Millie Bobby Brown é Onze. Ela é uma criança extremamente misteriosa, com vocabulário bastante limitado e que possui poderes telecinéticos. Ela é encontrada por Dustin, Lucas e Mike, que passam a ser os seus amigos.

Finn Wolfhard atua como Mike Wheeler. Ele é o filho de Karen, o irmão mais novo de Nancy e um dos três amigos de Will. Mike é um estudante inteligente e comprometido, e que valoriza muito a amizade entre os meninos.

Winona Ryder é Joyce Byers. Ela é uma mulher atormentada, e a mãe de Will Byers, de 12 anos, e do jovem Jonathan Byers. Como ela é divorciada de Lonnie, Joyce depende muito de Jonathan para ajudá-la.

David Harbour é o Delegado Jim Hopper. Ele é o chefe de polícia da cidade de Hawkins. Hopper se divorciou depois que sua filha morreu em virtude de um câncer terminal, o induzindo ao vício em drogas, tabagismo e alcoolismo.

Gaten Matarazzo atua como Dustin Henderson, que é um dos integrantes do grupo de amigos. Dustin é um fã de HQs e que possui um excelente raciocínio lógico. Ele sofre de displasia cleidocraniana e não possui completamente formados os seus dentes superiores permanentes, o que lhe causa sigmatismo.

Caleb McLaughlin como Lucas Sinclair. Ele é um integrante da turma de amigos. Ele é corajoso, independente e carismático.

Charlie Heaton como Jonathan Byers. Ele é o irmão mais velho de Will e filho de Joyce. Jonathan Byers é considerado estranho no colégio, por ser um adolescente do tipo solitário. Porém, ele é muito independente, pois ajuda a sua mãe e é um talentoso fotógrafo. Tem uma paixão secreta por Nancy Wheeler.

Natalia Dyer como Nancy Wheeler, a filha de Karen Wheeler, irmã mais velha de Mike, e namorada de Steve Harrington. Aparentemente tradicional, mas entra numa crise de conflitos de interesses, pelo fato de ser “comportadinha” e se envolver com um bad boy. Nancy tenta equilibrar seus valores com suas emoções e responsabilidades. É uma ótima aluna e a melhor amiga de Barbara.

Matthew Modine como o Dr. Martin Brenner, é um dos principais cientistas do laboratório de Hawkins. Brenner é um homem elegante e comportamental, possuindo uma inexpressiva personalidade.

Noah Schnapp como Will Byers, que é o menino desaparecido da história. Ele é filho de Joyce Byers, irmão mais novo de Jonathan Byers, e parte do grupo de amigos que inclui Mike, Dustin e Lucas.

Joe Keery como Steve Harrington, o namorado de Nancy. Ele é popular, atlético, e à primeira vista parece estar apenas interessado em sexo e se aproveitar de Nancy Wheeler.

Cara Buono como Karen Wheeler, a mãe de Mike, Nancy e a caçula Holly.

Shannon Purser como Barbara Holland, que é a melhor amiga de Nancy desde sua infância. É uma ótima aluna e uma adolescente muito madura e sensata que não se importa em ser “popular”. Também é extremamente leal.

Randall P. Havens como Sr. Scott Clarke, o professor de ciências de Will, Mike, Lucas e Dustin.

Stranger Things – enredo

A história começa com o desaparecimento de Will Byers, nos anos 80. Toda a cidade se mobiliza com o desaparecimento do menino. A sua mãe Joyce Byers, fica completamente atormentada, e começa a se comunicar com Will através das luzes.

Enquanto isso, o grupo de amigos se mobiliza para descobrir onde foi parar o seu querido amigo. Então, eis que aparece Eleven, que é uma menina muito estranha, com dificuldades na fala, e que possui poderes telecinéticos, como movimentar objetos de qualquer dimensão, se comunicar com pessoas à distãncia, e entrar na mente das pessoas.

Então Eleven ou Onze, passa a buscar comunicação com pessoas que se encontram perdidos nessa suposta outra dimensão, de companhia de um monstro que se alimenta de carne fresca.

 

Stranger Things – avaliação

A série Stranger Things é muito bem avaliada pelos sites especializados, como IMDb e Rotten Tomatoes. No IMDb, a série possui nota 9.0, enquanto que no Rotten Tomatoes, a série alcançou a avaliação impressionante de 95%.

A série realmente é muito boa, e consegue agradar diferentes tipos de público, desde que apreciem ficção científica, e especialmente aqueles que tiveram a sua infância em algum momento dos anos 80.

Ao mesmo tempo em que cativa as crianças com o perfeito exemplo de amizade do grupo de amigos – Will, Mike, Dustin e Lucas, consegue cativar adolescentes de todas as idades, inclusive com o relacionamento amoroso de Nancy Wheeler, ou a paixão não correspondida de Jonathan Byers, por exemplo.

Para amantes do gênero, a história contempla o conceito de universos paralelos, que trata-se da hipótese de “Muitos Mundos”, que o cientista Hugh Everett lançou em 1957, e que inclusive é mencionado pelo professor dos meninos Scott Clarke.

E na opinião do site Optclean Tecnologia, como é a série? Ela é excelente, e com certeza uma das melhores de 2016 na Netflix. Nota 9.0. Pode assistir sem medo, pois realmente vale a pena assistir.

A segunda temporada de Stranger Things terá nove episódios e será disponibilizada pela Netflix em ainda em 2017.

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre séries, filmes e tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas