Quais são os países da Europa com mais imigrantes brasileiros?

Cada vez mais brasileiros consideram a possibilidade de viver fora do Brasil, optando, em muitos casos, por países europeus. A Europa, reconhecida por sua prosperidade e oportunidades, atrai um número significativo de migrantes, incluindo brasileiros, em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Segundo dados recentes da Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros residem atualmente na Europa. Todavia, quais são os países europeus mais escolhidos por esses migrantes? Siga a leitura para conferir!

Países com mais brasileiros

mapa mundi paises mais caros
Imagem: M-Production / Shutterstock.com

Com base nos registros do Ministério das Relações Exteriores, destacam-se os seguintes países europeus em termos de população brasileira residente:

  1. Portugal: Com cerca de 360 mil brasileiros;
  2. Reino Unido: Aproximadamente 220 mil brasileiros;
  3. Espanha: Com uma população brasileira estimada em 165 mil;
  4. Alemanha: Com cerca de 160 mil brasileiros;
  5. Itália: Contando com aproximadamente 157 mil residentes brasileiros;
  6. França: Com uma comunidade de cerca de 90 mil brasileiros;
  7. Irlanda: Registrando aproximadamente 80 mil brasileiros;
  8. Países Baixos: Com cerca de 76,5 mil brasileiros;
  9. Suíça: Aproximadamente 64 mil brasileiros.

Diáspora brasileira

É interessante notar que, embora o número total de brasileiros na Europa seja significativo, representa apenas uma fração dos que residem nos Estados Unidos, estimados em 1,9 milhão. Isso significa que a América do Norte abriga a maior parte da diáspora brasileira no exterior, totalizando mais de 2 milhões de pessoas.

Dentre os fatores que levam os brasileiros a escolherem a Europa como destino de imigração, destacam-se questões como a violência, crise econômica e desigualdade social no Brasil. Além disso, a facilidade de acesso, ausência de necessidade de visto para entrada e a demanda por mão de obra em setores específicos contribuem para essa decisão.

Veja também:

Saiba como blindar o Wi-Fi do seu celular contra invasões criminosas

Assim, a presença significativa de brasileiros na Europa não apenas influencia a dinâmica demográfica desses países, mas também reflete as complexidades e motivações por trás do fenômeno da migração internacional.

Imagem: TheDigitalWay / Pixabay

Relacionadas