Popular emulador PPSSPP chega a App Store; saiba como usar

Recentemente, uma grande novidade para os entusiastas de jogos retrô e de emulação chamou atenção: o famoso emulador de PSP, o PPSSPP, agora está disponível na App Store para dispositivos iOS. Este lançamento marca um passo significativo, considerando a postura historicamente restritiva da Apple em relação aos emuladores.

Data de uma virada de chave nas políticas da Apple, que começou a permitir aplicativos de emulação na sua loja oficial. Isso inclui outros emuladores famosos, que já fizeram sua estreia, como os de Nintendo e PlayStation 1. O PPSSPP, especificamente, permite aos usuários jogar games do console PSP da Sony, diretamente em seus iPhones e iPads.

Como funciona o emulador PPSSPP na App Store?

app store
Imagem: Tada Images / shutterstock.com

O PPSSPP é um projeto open-source que já estava disponível em outras plataformas, como macOS, Windows, Linux e Android. Para usá-lo no iOS, basta baixar o aplicativo na App Store e instalá-lo em seu dispositivo. É importante ressaltar que o emulador não inclui jogos.

Os usuários precisam ter acesso a ROMs – cópias digitais dos jogos, que devem ser obtidas e gerenciadas pelos próprios jogadores. Esse movimento da Apple em relaxar suas políticas apresenta um novo mundo de possibilidades para os proprietários de dispositivos iOS.

Com o acesso facilitado através da App Store, a instalação e o uso de emuladores tornam-se mais simples e seguros, garantindo que mais pessoas possam reviver clássicos dos videogames diretamente de seus dispositivos móveis.

PPSSPP tem mais de uma década

O PPSSPP se destaca não apenas por sua compatibilidade, mas também pela qualidade do emulador desenvolvido ao longo de mais de uma década pela equipe responsável. A disponibilidade no iOS é um marco que poderia indicar mudanças futuras nas políticas da Apple quanto a outros tipos de aplicativos previamente restritos.

Veja também:

Mudança no ChatGPT permite a integração com Google Drive e OneDrive; saiba mais

A chegada do PPSSPP ao iOS é apenas o começo de uma possível série de adições interessantes que podem aparecer na App Store, à medida que a Apple continua a ajustar suas políticas para desenvolvedores e usuários. Vale a pena ficar de olho para futuros desenvolvimentos e lançamentos que ampliarão ainda mais as funcionalidades de dispositivos iOS com uma pitada nostálgica.

Imagem: Tada Images / shutterstock.com

Relacionadas