Quais são as possíveis áreas de atuação para advogados?

Atualmente, segundo o que remete os dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o nosso país tem mais de um milhão de advogados.

Agora, de acordo com o que remonta os dados de 2018 do Censo da Educação Superior, o curso de direito é um dos mais buscados

No entanto, dentro desse contexto, é comum querer saber sobre quais são as possíveis áreas de atuação para advogados.

Afinal de contas, para poder se tornar advogado, é necessário fazer muito mais do que apenas cursar a faculdade. Na verdade, também é preciso ser aprovado no Exame da OAB, nas duas fases.

Fora isso, a carreira de advocacia tem várias possibilidades de atuação e, abaixo, iremos mostrar a lista das principais áreas de atuação para advogados.

1. Direito do Consumidor

Diante dos fornecedores de bens e serviços, o direito do consumidor é uma área que se volta para proteger os consumidores.

Mas, para poder atuar nessa área, é vital ter um conhecimento profundo sobre o Código de Defesa do Consumidor, o qual norteia todas as relações de consumo.

Agora, nas ações judiciais, o profissional ainda pode representar tanto o fornecedor quanto o consumidor de bens e serviços.

2. Direito Trabalhista

Uma das áreas de atuação para advogados mais conhecida é o direito trabalhista, a qual se foca bastante nas relações empregatícias entre empregadores e funcionários.

O objetivo principal, nesse caso, é garantir que o profissional tenha uma situação jurídica regulamentada, bem como ter todos os seus direitos.

Além disso, esse profissional é capaz de representar tanto o trabalhador quanto o empregador em alguma disputa sindical.

3. Direito Contratual

Trata-se de um ramo que tem foco em deixar todos os contratos regulares, o qual pode ser entre duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas.

Nesse caso, a função do advogado é ser um tipo de assessor ao cliente, ajudando-o em todas as fases do processo que envolve a assinatura de um documento ou contrato.

Dessa forma, o profissional deve incluir também toda a negociação das regras do contrato, assim como a elaboração e revisão.

Mas, mesmo após ocorrer a assinatura, o advogado ainda deve monitorar se há o cumprimento de todas essas obrigações.

4. Direito Civil

Em suma, é uma área que se dedica às normas que regem a convivência das pessoas em sociedade. Sendo assim, é uma das áreas de atuação para advogados mais abrangentes.

Dentro do mercado de trabalho, o profissional deve atuar na defesa dos direitos dos cidadãos, que pode se referir a bens, propriedade e questões familiares.

5. Direito Ambiental

Trata-se de um ramo que surgiu por conta da grande preocupação em promover o desenvolvimento sustentável.

Nesse caso, o intuito é prevenir possíveis danos ambientais, um tema que vem se tornando cada vez mais relevante para toda a sociedade.

Inclusive, esse é um tipo de setor em que é possível atuar tanto no setor público quanto privado, haja vista que a demanda é bem grande.

6. Direito Criminal

Também sendo referido como Direito Penal, nada mais é do que uma área que visa tratar apenas das penas atribuídas àqueles que violam a lei.

Sendo assim, o profissional que escolher esse ramo precisa ter um profundo conhecimento sobre o código penal.

Além disso, esse profissional pode atuar tanto no setor privado quanto no público.

7. Direito Tributário

O direito tributário visa nortear como fazer a arrecadação de tributos. Além disso, também define todas as obrigações tributárias, além de regular a ação de todos os órgãos fiscalizadores.

Sendo assim, nesse processo, o advogado deve fazer a defesa dos interesses daqueles que fazem parte do processo. 

Inclusive, esse é um profissional muito requisitado por empresas que estão irregulares junto ao Fisco.

8. Direito Empresarial

Essa é uma das áreas de atuação para advogados em que se é responsável por regular as atividades comerciais de pessoas jurídicas e físicas.

Trata-se de um setor que abrange os direitos e deveres de empresários, sociedades empresariais, contratos de comércio, propriedade intelectual etc.

9. Direito Digital

Levando em conta todas as áreas que um advogado pode atuar, com certeza essa é uma das mais recentes, haja vista que a internet vem avançando com mais força nos últimos tempos.

Um grande marco disso é a existência do Marco Civil da Internet,que tem o intuito de instaurar direitos e deveres em relação ao uso da internet.

Fora isso, a publicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no ano de 2018, que passou a vigorar em 2020, é outro marco que coloca o direito digital como uma área promissora.

Sendo assim, por conta dessa Lei Geral na Proteção de Dados, empresas que lidam com alguma informação pessoal de terceiros,devem seguir a lei e adequar a coleta de dados.

Isso quer dizer que o advogado deve atuar com consultorias e assessorias, a fim de que as empresas possam providenciar os meios para atender tudo o que está previsto na LGPD.

10. Direito Eleitoral

O intuito é regulamentar todo o processo eleitoral, bem como assegurar os direitos políticos de todos os cidadãos.

Por mais que essa seja uma demanda que cresça em ano eleitoral, a verdade é que há uma constante necessidade desse profissional.

Relacionadas