Microsoft vai desativar serviço extremamente conhecido

Aplicativo que completaria nove anos de Microsoft em 2023 terá usualidade encerrada na plataforma. Estamos falando da “Cortana”, assistente virtual que começou a funcionar em 2014 e será desativada como aplicação independente do Windows 10 e Windows 11 até o final do ano.

Na realidade, o suporte já vem sendo removido há três anos, sendo que sua função principal é atuar como barra de pesquisa, gerenciando buscas. No entanto, isso não significa o fim da ferramenta de inteligência virtual!

A Cortana ainda estará disponível em versões móveis do e-mail do Outlook e no Teams, plataforma de comunicação corporativa da Microsoft, incluindo nos displays e salas de videoconferência.

Desativação da Cortana na Microsoft

Ao desintegrar o Windows como aplicativo autônomo, é possível que, a longo prazo, a Cortana também deixe de fazer parte dos outros programas citados. Isso porque, com o avançar da tecnologia, outros recursos estão sendo priorizados no Windows e no Edge, com maior habilidade, como afirma a Microsoft.

Por isso, é importante lembrar que a desativação da assistente de 2014 não implica no não oferecimento desse tipo de serviço aos clientes. Ele apenas está ganhando novas roupagens, com códigos diferentes, para aprimorar ainda mais as ferramentas de IA disponíveis ao consumidor final.

Outras modificações

Uma novidade entre esses recursos é o Windows Copilot. A ferramenta também funciona como um assistente virtual, porém é multifuncional e integrado aos plug-ins do ChatGPT. Este último tem dado o que falar ao oferecer respostas instantâneas no ChatBox Online, gerando repercussão em todo o mundo por ser especializado em diálogo e naturalidade.

Também existem outros planos. Ampliar o Bing Chat é um deles, o qual já está sendo categorizado como uma ferramenta funcional de pesquisa e extensão em navegadores, integrando novos componentes ao catálogo de recursos dos usuários da Microsoft.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Relacionadas