Menino de 8 anos surpreende e derrota grão-mestre no xadrez

Ashwath Kaushik, um menino de apenas 8 anos de idade, tornou-se a pessoa mais jovem a derrotar um grão-mestre no aclamado jogo de xadrez.

O prodígio que nasceu na Índia, porém joga por Singapura, superou o grão-mestre polonês Jacket Stopa no torneio Burgdorfer Stadthaus Open, realizado na Suíça.

Um jogo emocionante

Admitindo que estava em uma posição difícil em um determinado momento do jogo, Ashwath demonstrou habilidade para se recuperar.

“Eu me senti muito animado e incrível, e orgulhoso do meu jogo e de como joguei, especialmente porque estava pior em um ponto, mas consegui me recuperar disso”, declarou o jovem talento.

O título de grão-mestre e a trajetória de Ashwath

Para se tornar grão-mestre, um dos títulos de maior importância concedidos pela Federação Internacional de Xadrez, é preciso percorrer um longo caminho. Entretanto, Ashwath já mostra indícios de que pode atingir tal feito em um futuro não tão distante.

O menino conseguiu derrotar um adversário quase cinco vezes mais velho e superou um recorde mundial anteriormente pertencente a um jogador sérvio.

Uma carreira promissora no xadrez

Ashwath Kaushik
Imagem: Reprodução / Federação de Xadrez de Singapura

Ashwath já é bem visto no mundo do xadrez, ocupando o 37.338º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez. Kevin Goh, um grande mestre de Singapura e CEO da Federação de Singapura, vê o jovem como alguém que está fazendo história.

Segundo Kevin, o sucesso de Ashwath é fruto de uma combinação de fatores. “O pai dele é super solidário, o menino é dedicado, a escola permite flexibilidade e, claro, ele tem um talento natural”, afirmou Goh.

Um histórico já recheado de conquistas

A trajetória bem-sucedida de Ashwath teve início quando ele venceu a categoria Sub-8 do Campeonato Juvenil do Leste Asiático em 2022, aos 6 anos. Em razão da falta de eventos internacionais em Singapura, o jovem teve a oportunidade de competir em diferentes continentes.

Veja também:

Pesquisadores criam insulina oral para tratamento de diabetes, entenda

Além disso, ele brilhou no campeonato mundial sub-8, dois anos antes do limite de idade. “Até então não sabíamos bem como ele se sairia a nível global”, revelou o pai de Ashwath.

Imagem: Trump card / shutterstock.com

Relacionadas