Inteligência Artificial nas escolas: como funciona?

Em definição, a Inteligência Artificial (IA) é um conjunto de mecanismos associados e adaptados na área da computação para desenvolver atividades semelhantes a inteligência humana. Assim, as ferramentas podem simular características como percepção, raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas e outras condições humanas.

Como a IA é adepta a um grande armazenamento de dados e processamento de informações complexas, pode ser uma grande aliada não só à automatização de processos, como também ao ensino nas escolas. Mas de que forma isso aconteceria? Confira como se dá o uso da Inteligência Artificial na prática educativa!

IA nas escolas

Com o uso de dados, os docentes e equipe técnica podem facilitar o tratamento individual dos alunos, atendendo às particularidades de cada estudante, como nível de aprendizado, atenção e melhorias de acepção de conteúdos pelos estudantes.

Isso, pode facilitar a melhoria no planejamento de aulas pelos professores, podendo desenvolver um atendimento mais especializado. E, com isso, potencializando o aprendizado daqueles estudantes. Confira algumas características da IA nas escolas:

  • Adaptação às necessidades dos estudantes, identificando-as através de jogos, séries e outros programas;
  • Aumento no índice de aprendizado, barrando fronteiras de conhecimento e ampliando as habilidades de cada estudante que podem acessar diferentes conteúdos em diferentes plataformas;
  • Balanço aos professores, com os dados podendo ser quantificados e qualificados observando melhorias possíveis a serem efetuadas naquele ensino de forma individual;
  • Avanços ao currículo escolar, tornando-o mais moderno e interativo;
  • Capacitação da equipe escolar, uma vez que a habilita para ferramentas tecnológicas e alto índice de propagação de conhecimento.

Além disso, pode otimizar o desempenho de autocorreção dos alunos. É possível, por exemplo, realizar correções automáticas de textos dissertativos, como redações do Enem ou atividades em língua estrangeira. Também é possível dar ideias de novas formas de trabalhar os mesmos conteúdos em formatos diferentes, aumentando a interatividade e nível de acepção de conteúdos.

Imagem: SeventyFour / Shutterstock.com

Relacionadas