Eclipse Solar Total e aproximação máxima do planeta Júpiter ocorrerão em 08 de março

Neste ano de 2016, teremos vários eventos astronômicos fabulosos! E o mês de Março irá nos apresentar dois fenômenos espetaculares no mesmo dia, Um Eclipse Total do Sol e a máxima aproximação de Júpiter!

O grande dia será 08 de março de 2016,  quando a Lua irá se interpor entre a Terra e o Sol, e o gigante do sistema solar, Júpiter , irá ter sua máxima aproximação da Terra. Júpiter ficará do lado oposto ao sol e muito próximo a Terra, sendo esta posição perfeita para observação. Haverá transmissões ao vivo gratuitas dos dois fenômenos.

Saiba mais

Eclipse Solar Total 

eclipsedesol

Na primeira quinzena do mês de Março teremos um dos fenômenos mais legais de ser visto aqui da Terra: Um Eclipse Total do Sol. Ocorrerá nos dias 8 e 9 de Março. Mas a má notícia é que não poderá ser visto do Brasil. Nem de todas as Américas, da Europa e da África.

O evento será visível no Pacífico e sudeste da Asia, principalmente em Singapura e Indonésia.

Os habitantes da Austrália e de partes da Ásia conseguirão ver uma parte desse eclipse, ou seja, um Eclipse Solar Parcial, na manhã do dia 09 de março. Já quem vive no Alasca e no Havaí irá ver uma pequena parte do Sol ser encoberta antes do pôr do Sol no dia 08 de março.

Será feita transmissão ao vivo do Eclipse Solar no dia 08 de março, com a cobertura completa do evento. As filmagens serão feitas na Indonésia, com câmeras de alta-definição.

Máxima aproximação de Júpiter

jupiter

No mesmo dia 08 de Março, teremos outro evento astronômico espetacular: Júpiter estará em aproximação máxima da Terra, chegando a apenas 4,44 UA do nosso planeta (1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol). Durante a máxima aproximação, Júpiter também estará em oposição, ou seja, alinhado ao Sol, Terra e Júpiter, e é por isso que nessa data ele ficará mais próximo do nosso planeta.

jupiter oposicao ao sol

Nessa época do ano, Júpiter fica visível no céu durante toda a noite, nascendo a leste durante o pôr do Sol e se pondo do oeste durante o amanhecer. Por estar mais próximo e em oposição, esta é a melhor época para observar o gigante do nosso Sistema Solar através de telescópios!

Este evento também será transmitido ao vivo, com imagens de telescópios em tempo real.

Relacionadas