Dizer seu nome para uma IA pode ser perigoso, afirmam especialistas

Profissionais de segurança cibernética estão cada vez mais alertando sobre os riscos associados à troca de informações sensíveis com chatbots de inteligência artificial, como o ChatGPT. Stan Kaminsky, um especialista da renomada empresa de segurança Kaspersky, destacou a importância crítica de proteger informações pessoais, como nome, endereço e telefone, ao interagir com esses sistemas.

É essencial que os usuários estejam cientes dos potenciais perigos envolvidos na interação com chatbots de IA e ajam com cautela ao compartilhar informações pessoais. Embora os chatbots sejam projetados para facilitar a comunicação e fornecer assistência, é crucial exercer discernimento ao decidir quais dados divulgar, priorizando a proteção da privacidade e a segurança pessoal.

Chatbots de IA podem guardar suas informações

Embora a troca de dados bancários ou sensíveis com IA seja universalmente desaconselhada, até informações aparentemente menos importantes, como nome e endereço, devem ser protegidas. Esses dados podem ser usados por indivíduos mal-intencionados para traçar perfis ou realizar ataques direcionados. Portanto, a cautela é essencial em todas as interações online.

mão robótica e mão humana se tocando através de uma tela. Efeitos azulados. IA
Imagem: Blue Planet Studio/ shutterstock.com

Isso porque apesar dos chatbots de IA como o ChatGPT da OpenAI não tornarem as informações compartilhadas publicamente acessíveis, também não há garantias absolutas de confidencialidade. Essas plataformas armazenam conversas, que podem ser posteriormente utilizadas para treinamento de futuras versões do software e resolução de problemas técnicos ou violações de serviço.

Os riscos de compartilhar dados pessoais com chatbots

Ao primeiro olhar, partilhar o seu nome ou número de telefone pode parecer inofensivo, mas a realidade é que essas informações podem ser usadas por criminosos para fins de fraude. Por exemplo, armados com seu nome completo e número de telefone, pode-se fingir ser um atendente de banco e tentar obter informações bancárias mais sensíveis.

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Além disso, é aconselhável nunca anexar documentos em chatbots, mesmo nos casos em que existem plug-ins que permitem o uso desses softwares para processar esses arquivos. Ao carregar um documento que contém várias páginas de informação, corre-se o risco de expor dados confidenciais, que podem incluir desde informações empresariais até a data de lançamento de um produto.

Imagem: Gerd Altmann / Pixabay

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