Data do Enem 2024 já foi definida; confira

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta última segunda-feira (13), a definição da data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O certame, que representa uma das etapas mais significativas para o ingresso no Ensino Superior no Brasil, ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro em todo o território nacional.

Sendo assim, o Enem é reconhecido como o maior exame educacional do país, oferecendo aos estudantes a oportunidade de concorrer a vagas em instituições de ensino superior com base em suas notas.

Além disso, os resultados do Enem são utilizados como critério de seleção para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições para o Enem 2024

enem
Imagem: rafapress / shutterstock.com

As inscrições para o Enem 2024 estarão abertas no período de 27 de maio a 7 de junho. Para os candidatos que obtiverem isenção da taxa, estabelecida em R$ 85 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não haverá necessidade de pagamento.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 12 de junho, por meio de boleto bancário gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções disponibilizadas pelos bancos.

Veja também:

Novidade no WhatsApp: saiba como utilizar IA para fazer figurinha

O cronograma completo do Enem 2024 também foi divulgado, contemplando o período de inscrições, a divulgação dos resultados dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social, a aplicação das provas e a divulgação dos resultados.

Provas do certame

Destaca-se que as provas serão compostas por 180 questões objetivas e uma redação, distribuídas ao longo de dois dias consecutivos, conforme o seguinte formato:

  • 1º dia (03 de novembro): Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 2º dia (10 de novembro): Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os participantes deverão indicar a cidade de realização da prova e o idioma para responder às questões de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) no ato da inscrição, por meio da página do participante. O resultado final do Enem 2024 será divulgado em 13 de janeiro de 2025, encerrando mais uma etapa importante para milhares de estudantes brasileiros em busca de oportunidades no Ensino Superior.

Imagem: rafapress / shutterstock

Relacionadas