6 dicas para diminuir o consumo de combustível e lucrar mais no Uber, 99POP e Cabify

Confira algumas dicas para diminuir o consumo de combustível

Embora o Brasil esteja começando a se recuperar da crise, é sempre muito importante diminuir os custos para que assim possamos ter um pouco mais de dinheiro no fim do mês. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para que você consiga diminuir o consumo de combustível e assim, poder lucrar mais com Uber, 99POP e Cabify.

Leia mais:

Uber atinge número impressionante de motoristas no Brasil.

Nova lei facilita transferência de multa a motorista de veículo.

Rival do Uber chega ao Brasil oferecendo dinheiro e até iPhone.

Vamos para as dicas para diminuir o consumo de combustível em seu carro:

1) Desligue o motor do carro

Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos (EERE), quando o motorista deixa o motor ligado, mesmo com o carro parado, pode representar um gasto de um a dois litros de combustível por hora, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado. É recomendado, portanto, que se o motorista ficar mais de vinte segundos parado, seja em um congestionamento, ou esperando por um passageiro, que desligue o carro e ligue-o de novo (quando for seguro fazer isso).

2) Calibre sempre os pneus com o nível certo e mantenha o alinhamento da direção

Quando o carro tiver com a calibração incorreta dos pneus, aumentará o atrito do pneu no solo, o que acarreta no aumento do consumo. Isso também acontece quando o carro estiver sem o alinhamento da direção.

Para saber qual o nível de calibragem mais correto do carro e quando deve ser realizada a revisão do alinhamento , basta que você veja o manual do veículo.

3) Dirija mais devagar e troque as marchas corretamente

Obviamente que quanto maior for a velocidade do carro, a resistência do ar também será maior e, consequentemente, maior será o consumo. Um dos grandes problemas do consumo alto é a troca de marcha incorreta. É imprescindível que você dê uma olhada no manual do carro para se informar da velocidade ideal das trocas de marchas.

4) Escolha os melhores postos de combustíveis

Os postos de combustíveis que demonstram não ter o cuidado necessário devem ser evitados. Por exemplo, se o posto tem má aparência, utiliza marcas desconhecidas e com valores muito baixos podem causar um grande transtorno ao motorista.

Se o veículo tiver apresentando os seguintes sintomas, você deve mudar de posto:

1. Perda de potência

Uma das principais características para que você consiga perceber que o combustível é de má qualidade ou adulterado é quando há uma perda de potência do carro.

2. Engasgos no motor e escapamento

O engasgo no motor e escapamento é um grande indicador de que há resíduos presentes no combustível adulterado.

3. Dificuldade em dar a partida

Se a partida do carro estiver apresentando problemas, isso pode ser sinal de que podem haver partículas na gasolina ou no etanol, o que causa entupimento da bomba de combustível.

4. Consumo de combustível acima do normal

Mesmo que você pense que está economizando ao abastecer em postos de má qualidade, você acabará gastando mais combustível. Isso porque trata-se de um tipo de combustível com especificações anormais.

5. Sai água pelo escapamento

Sair água pelo escapamento pode indicar que a gasolina foi adulterada. No entanto, isso pode ser outro tipo de problema. Se isso estiver acontecendo, vá a algum mecânico de confiança e fale sobre isso.

6. Cheiro parecido com o de acetona

Quando o combustível é adulterado, a sua composição têm produtos fora das especificações determinadas pela ANP, Agência Nacional de Petróleo. Por isso, podem apresentar cheiro parecido com a acetona.

7. Ruídos no motor

Os ruídos no motor podem ser causados por partículas dos combustíveis adulterados que danificam peças e componentes.

 

5) Desligue os dispositivos elétricos quando não forem necessários

O aumento de corrente elétrica no carro eleva o consumo em até 25%. Por isso, o uso de dispositivos elétricos  como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa, sistema de ventilação interna e outros devem ser usado apenas pelo tempo que for necessário.

6) Evite trajetos com muitos congestionamentos e muitos semáforos

É importante que você trafegue de uma forma em que pare o mínimo possível de vezes. Isso porque trafegar em marchas baixas e fazer muitas paradas podem elevar o consumo de combustível. Mantenha a velocidade do veículo o mais uniformemente possível. Ou seja, evite trânsito muito intenso ou os trajetos com muitos semáforos.

Gostou das dicas de como diminuir o consumo de combustível?  Então siga as nossas redes sociais como o Twitter e Facebook para você continuar acompanhando as melhores matérias sobre tecnologia, diariamente, em suas redes sociais.

Fonte: Quatro Rodas.

Relacionadas