Dar as mãos beneficia a pressão arterial e alivia o cérebro; saiba mais

É comum procurarmos a mão de alguém em momentos de medo ou ansiedade.

Agora, uma recente pesquisa da Universidade da Virgínia publicada no The Washington Post, nos dá um pouco mais de ciência sobre este gesto tão humano.

O impacto do toque humano na saúde emocional

dar as mãos
Imagem: fizkes / shutterstock.com

No estudo conduzido pelo psicólogo James Coan, mulheres foram expostas a situações de estresse enquanto suas reações cerebrais eram monitoradas. O nível de estresse reduziu significativamente quando elas seguravam as mãos de seus parceiros ou até mesmo de um desconhecido.

O efeito era ainda mais forte quando as participantes seguravam as mãos de seus companheiros, indicando que a intimidade aumento a eficácia deste gesto reconfortante.

Por que dar as mãos nos ajuda a relaxar?

Os pesquisadores acreditavam que segurar a mão de outra pessoa aumentaria a atividade no córtex pré-frontal, uma parte do cérebro responsável por controlar nossos instintos e racionalizar nossas respostas.

Porém, para a surpresa do time, a atividade nesta parte do cérebro diminuiu quando as pessoas seguravam as mãos umas das outras.

A pesquisa sugere que, em nossas vidas modernas, estar sozinho pode ser um estado mais “anormal” do que estamos acostumados a considerar. “Isso expressa todas as coisas que somos um para o outro”, diz Coan.

Conclusões do estudo

Estas descobertas enfatizam o poder do toque humano e a importância das conexões pessoais para a manutenção de nossa saúde emocional. Dar as mãos a alguém pode ser um simples gesto, mas os benefícios para nosso estado emocional podem ser imensos. Quem imaginaria que o remédio para o estresse e a ansiedade estaria literalmente ao alcance das nossas mãos?

Veja também:

Fertilização in vitro pode ser feita com células da pele; entenda

Por tudo isso, não subestime o poder de um toque reconfortante. Às vezes, segurar a mão de outro é tudo o que precisamos para nos sentirmos mais seguros e menos estressados. Afinal, somos seres sociais por natureza e o contato humano é um elemento fundamental para nossa saúde emocional.

Imagem: fizkes / shutterstock.com

Relacionadas