Como usar o Título de Eleitor Digital nas Eleições 2018 [E-Título]

Estamos nos aproximando das eleições 2018. No próximo domingo (07), os eleitores de todo o país vão às urnas para votar em seus candidatos. Além da eleição Presidencial, neste ano ainda teremos as eleições para Governador, senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Uma grande novidade que já havia sido anunciada anteriormente poderá ser muito útil ao eleitor na hora de ir votar. Estamos falando do E-Título, Titulo de Eleitor Digital. Com ele, é possível ir votar sem precisar levar nenhum documento físico, basta usar o app em seu smartphone. Neste artigo nós ensinaremos como usar o título de Eleitor Digital.

App E-Título: Como usar o Título de Eleitor Digital nas Eleições 2018

Antes de tudo, você precisa saber o que é o E-Título. Lançado em 1º de Dezembro de 2017, o aplicativo deve ser uma facilidade nessas eleições, e uma preocupação a menos na hora de votar.

A oportunidade de utilizar o Título de Eleitor Digital vale para todos os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico. Quando o eleitor faz o recadastramento, são capturadas foto e impressões digitais. Os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico podem utilizar o app também. Porém, como não haverá foto no título de eleitor digital, é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Com o app, você pode levar apenas o celular para sua seção de votação. Além disso, o Título de Eleitor Digital é sustentável, pois dispensa a impressão do Título de papel. Também representa uma economia de material descartável e economia de dinheiro para os cofres da Justiça Eleitoral.

O app também dispensa emissão de segundas vias de títulos extraviados. Isso tudo demanda um alto consumo de papel, suprimentos de impressora, energia elétrica, funcionários, entre outros.

Com o E-Título, os dados do eleitor estão sempre no seu celular, armazenado de forma segura, e sempre disponíveis para consulta. Afinal, quantas vezes você precisou inserir o número do Título de Eleitor em algum documento, ou mesmo precisou apresentar o documento e estava sem ele em mãos? Com o E-Título, esses problemas tende a diminuir consideravelmente. Além disso, outro problema que acontece muito é do eleitor perder o seu título físico, ou acontecer algum extravio do documento.

Outra informação importante é que o título eleitoral de papel continuará valendo, ou seja, o aplicativo não é obrigatório. É apenas uma comodidade para quem prefere utiliza o celular.

Leia também

Sr.Cidadão: o app que lembra do trabalho do político na hora do voto.

Como usar o Título de Eleitor Digital E-Título

Para ter seu Título de Eleitor Digital e usufruir de todas as facilidades, você precisará baixar o aplicativo E-Título no seu smartphone. O App é 100% seguro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

Nós, da redação Optclean, também testamos o app com nossos próprios títulos Títulos Eleitorais e garantimos que o aplicativo é seguro e confiável.

Como baixar o Aplicativo E-Título

Se seu smartphone é um Android, baixe o app na Google Play (5,3 MB).

Caso seu smartphone é um iPhone, você poderá baixar o app na App Store (13,1 MB).

Como baixar o Aplicativo E-Título
Como baixar o Aplicativo E-Título

Como usar o aplicativo E-Título

Após fazer o download na sua loja de apps, abra o aplicativo. Quando o app abrir, coloque no campo correspondente os seguintes dados:

Número do seu título eleitoral

  • Seu nome
  • Nome da mãe
  • Nome do pai
  • Data de nascimento

Após isso, o e-Título será validado e liberado.

Na guia “Onde votar”, você pode consultar o seu local de votação. Na guia “Validação”, você terá acesso a um QR Code. Ele serve para fins de validação do documento na sua seção eleitoral.

Como usar o aplicativo E-TítuloComo usar o aplicativo E-Título

Confira o vídeo da Justiça Eleitoral explicando como funciona o E-Título (como usar o Título de Eleitor Digital)

A novidade do Título de Eleitor Digital em relação à versão de papel, é a foto do eleitor, para identificação no momento da votação.

Futuramente, A Justiça Eleitoral pretende disponibilizar um novo recurso ao app: A  justificativa eleitoral. Ou seja, Num futuro próximo,você poderá justificar seu voto pelo aplicativo.

Prazo para fazer ou transferir o Título de Eleitor

O eleitor que precisa fazer ou transferir seu título de eleitor precisa correr, pois o prazo acaba no próximo dia 9 de Maio. Neste prazo também se encerra a possibilidade de alterarem seus dados cadastrais para as Eleições 2018.

Para alterar os seus dados, transferir título eleitoral ou fazer a primeira via do documento, atenção: é necessário ir até o Cartório Eleitoral mais próximo munido dos seguintes documentos:

  • Título de eleitor (caso possua)
  • Comprovante de residência dos últimos três meses (no nome do eleitor ou com declaração do titular)
  • Documento oficial de identidade com foto
  • Comprovante de quitação militar (para homens)

Como fazer o Cadastramento Biométrico para usar o Título de Eleitor Digital?

Os eleitores que não fazerem seu cadastramento biométrico até 2022 terão seus títulos de eleitor cancelados. E antes desse prazo, não poderão usar o título de eleitor digital desacompanhado de documento de identidade com foto. Se você deseja fazer seu cadastramento, procure o cartório eleitoral mais próximo de sua casa. A data limite vai até o dia 9 de Maio.

No cadastramento, é coletada as impressões digitais do eleitor, também conhecidas como biometria.Com elas, as eleições acontecem de forma mais segura, e isso dificulta fraudes. A coleta da impressão digital é muito rápida.

Para fazer sua biometria, vá até o cartório eleitoral munido de um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atualizado (três meses).

As regras estão previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução nº 21.008/2002.

Fonte: TSE

E então, o que achou do tutorial ensinando como usar o Título de Eleitor Digital? Que tal agora seguir as nossas redes sociais como o Twitter e Facebook para você continuar acompanhando as melhores matérias sobre tecnologia, diariamente, em suas redes sociais.

Relacionadas