Cientistas descobrem novo método para aumentar a duração da bateria do celular; confira!

A duração da bateria do celular sempre representou um desafio para os fabricantes. Contar com uma bateria que durasse mais tempo sempre foi um dos principais objetivos dos usuários. E parece que esse desejo se tornará realidade em breve.

Cientistas da Escola de Engenharia da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, encontraram uma solução que aumenta a capacidade das baterias de íon de lítio, usadas em celulares.

Bateria do celular pode durar mais

Segundo a pesquisa, o processo funciona com o revestimento dos ânodos de silício, uma espécie de eletrodo, com uma partícula de metal de lítio mais estabilizada. Os resultados mostraram que essa técnica melhora a duração da bateria entre 22% e 44%.

Para aumentar a eficiência das baterias, os cientistas borrifaram os ânodos de silício com partículas de metal de lítio mais estabilizadas. Baterias com maiores quantidades desse revestimento podem alcançar maior eficiência.

Implicações negativas do processo

Contudo, ainda existe uma desvantagem a ser levada em conta. Ao serem carregadas a 100%, essas baterias começam a descarregar mais rapidamente nos próximos ciclos de utilização. Assim, a vida útil das baterias diminui com o tempo.

O silício contido nas baterias forma continuamente uma interfase de eletrólito sólido (SEI), que consome o lítio da bateria de maneira irreversível. Esta camada se forma quando o eletrólito de uma célula de bateria reage com elétrons e íons de lítio, resultando em uma camada de sais em escala nanométrica depositada no ânodo que acaba isolando o eletrólito do ânodo, evitando que a reação continue.

Futuro das baterias

Enquanto busca-se soluções mais duradouras, outros pesquisadores focam em tornar as baterias mais ecológicas. Na Universidade Flinders, da Austrália, e na Universidade de Ciência e Tecnologia de Zhejiang, na China, desenvolve-se baterias que não utilizam materiais tóxicos.

Conhecidas como “baterias de radicais orgânicos estáveis”, elas usam líquidos à base de água e não pegam fogo facilmente, tornando-se uma alternativa mais segura e sustentável.

Imagem: David MG / Shutterstock.com

Relacionadas