Como melhorar seu Windows 10 em 7 passos

Com a atualização gratuita para Windows 10, muitos usuários do Windows 7 e do 8 estão migrando para a nova versão do sistema operacional. Porém, o sistema é um grande regresso em questões de privacidade, quase tudo que você faz está sendo monitorado pela Microsoft, pois suas configurações de fábrica são programadas para enviar toda e qualquer informação ligada a algum recurso do sistema. Mas você pode resolver esse problema, e ficar tranquilo quanto à sua segurança e privacidade, com nossas 7 dicas para o Windows 10.

Atualização de segurança do Outlook retorna ao Windows após ter causado problemas

Atualização do Windows 10 deixa 30% mais rápido que o Windows 7

1. Ressuscite Backup do Windows

A Microsoft inexplicavelmente desativou a função de Restauração de Sistema, que era fundamental na recuperação dos principais arquivos do Windows, quando se tinha algum problema no computador.

Como resolver: Vá até o endereço “Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema”. Na janela que aparecerá, clique em Configurar e Ativar a Proteção.

windows10-backup

2. Desative os sistemas de espionagem

O Windows 10 é bem mais invasivo do que as versões anteriores do sistema operacional. Isso porque vem configurado para monitorar várias coisas, como o lugar onde você está, os sites que você acessa e até o jeito que você digita. O Google e o Facebook já fazem, só que o Windows 10 faz isso de forma ainda mais intenso. É bastante recomendável desabilitar.

Como resolver: clique no botão Iniciar, entre em Configurações e Privacidade. Marque “Desativado” em todos os itens. Isso não resolve 100% do problema, pois o W10 contacta a Microsoft mesmo quando ajustado para não fazer isso. Porém, deve reduzir em 90% o monitoramento.

windows10-backup

3. Tire a Microsoft do seu pé (e do seu ombro)

A Microsoft finalmente acertou no seu navegador, trazendo com o Windows 10 o Microsoft Edge. Depois de anos com o péssimo Internet Explorer, dessa vez a Microsoft nos apresentou um navegador rápido e leve, que inclusive supera o Chrome e o Firefox. Porém o Edge tem um ‘pequeno’ problema: ele grava toda a sua navegação na internet e manda para a Microsoft. A Microsoft alega que essa atitude é para ajudar a evitar vírus, mas não deixa de ser invasão de privacidade.

Como resolver: abra o navegador Edge, vá em Configurações e Configurações Avançadas e desative a opção Filtro SmartScreen.

Microsoft-edge

4. Habilite as extensões de arquivo

As extensões de arquivo nos revelam que tipo de arquivo estamos baixando. Mas infelizmente, o Windows tem por prazer ocultar essa informação, que as vezes pode ter grandes consequências, como baixar um vírus sem querer. Pode ser um inofensivo TXT, um quase inofensivo DOC, ou um virulento JAR ou EXE, que vai estraçalhar a sua máquina e roubar seus dados.

Como resolver: digite Extensões no campo de busca do Windows 10. Abra o item que ele vai mostrar e, na janelinha exibida, desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”.

como-nao-ocultar-extensoes-de-arquivo

5. Restaure os seus apps preferidos

Quando você atualiza o seu computador para o W10, os programas-padrão que você utilizava para abrir cada tipo de arquivo podem terem sido alterados. A Microsoft faz isso para que você use os apps dela.  Você pode mudar para seus apps preferidos.

Como resolver: digite Programas Padrão no campo de busca do Windows. Pronto.

alterar-programas-padrao

6. Dê um jeito nas atualizações

Como você já deve saber, o Windows 10 faz atualizações automáticas, e não há como impedi-las, infelizmente. As vezes, o Windows até faz bobagem, como já fez anteriormente e não há como se defender. Mas por outro lado, isso lhe mantem protegido, pois as atualizações geralmente previnem brechas de segurança. O que dá para fazer é consertar o outro problema: impedir que o Windows 10 use a sua internet pra repassar a atualização para as pessoas perto de você. É, ele faz isso, deixando a sua internet lenta.

Como resolver: clique em Iniciar, Configurações, Atualizações & segurança, Opções avançadas, “Escolher como as atualizações serão obtidas” e marque a opção “Computadores na minha rede local”.

instalar-Atualizacoes

7. Não deixe ele liberar as suas senhas de Wi-Fi

O Windows 10 tem uma função, chamada Wi-Fi Sense, que compartilha todas as suas senhas de redes Wi-Fi com os seus contatos armazenados nos serviços online Microsoft. É realmente inacreditável, mas é verdade e a Microsoft está ciente que isso acontece.

Como resolver: clique em Iniciar, Configurações, Rede & internet. Vai aparecer uma lista de redes wi-fi disponíveis. Abaixo da lista você encontrará a opção “Gerenciar configurações de Wi-Fi”, clique nela. Agora, desabilite as opções do “Sensor de Wi-Fi”.

gerenciar-configuracoes-de-wifi

Gostou desse tutorial? Então curta nossa Página no Facebook e nos siga no Twitter para receber mais dicas como essa.

Relacionadas