5 dicas para não cair em golpes ao usar aplicativos de relacionamento

Com a popularização dos aplicativos de relacionamento, ficou mais fácil conhecer novas pessoas.

Contudo, esses ambientes virtuais não estão isentos de riscos. Criminosos podem se aproveitar do anonimato proporcionado pela internet para aplicar golpes.

Dessa forma, é essencial estar alerta para não se tornar a próxima vítima. A seguir, listamos os 5 principais sinais de golpe nesses aplicativos.

5 sinais de alerta para identificar golpes em Aplicativos de Relacionamento

aplicativo de namoro
Imagem: r.classen / shutterstock.com

1. Perfis com poucas informações

Perfis com poucas informações são um sinal de alerta. São comuns perfis sem detalhes sobre hobbies, interesses pessoais ou profissão. Quanto mais vaga a descrição, maior a chance de ser um perfil falso. Portanto, ao interagir com um usuário, certifique-se de que está se comunicando com uma pessoa real. Cheque as informações fornecidas e verifique a presença do usuário em outras redes sociais.

2. Fotos encenadas

Ao analisar o perfil, fique atento às fotos. Imagens muito encenadas ou de pessoas muito atraentes podem ser um indicativo de golpe. É comum golpistas usarem fotos de modelos ou de bancos de imagens. Uma maneira de averiguar a veracidade da foto é fazer uma busca reversa de imagens no Google.

3. Ausência de chamadas de áudio e vídeo

Usuários que evitam chamadas de áudio ou vídeo ou não querem encontrar pessoalmente podem ser golpistas. A recusa constante pode indicar que o usuário não é quem diz ser. Portanto, desconfie de usuários que só desejam manter o contato no ambiente virtual.

4. Sexting sem consentimento

O sexting, prática de trocar conteúdo sexual pela internet, é comum. No entanto, é essencial que haja consenso entre as partes. Alguns usuários podem usar esse artifício para constranger ou chantagear a outra pessoa. Para evitar constrangimentos, o aplicativo Bumble, por exemplo, possui a função Detector Privado, que permite ao usuário decidir se deseja ou não visualizar o conteúdo sexual.

Veja também:

É perigoso compartilhar maquiagem com outra pessoa?

5. Pedidos de dinheiro ou informações pessoais

Um dos principais objetivos do golpista é obter dinheiro ou informações pessoais da vítima. Para isso, ele manipula as emoções do usuário para criar uma conexão. Quando essa ligação se fortalece, o golpista faz o pedido. Fique atento e não ceda à pressão. Lembre-se que a função dos aplicativos de relacionamento é promover encontros, não oferecer ajuda financeira.

Imagem: r.classen / shutterstock.com

Relacionadas