xCloud: Entenda como funciona o serviço de streaming da Microsoft

De modo a se adaptarem às necessidades dos usuários, algumas plataformas de entretenimento desenvolvem tecnologias inovadoras, como o xCloud. Esse serviço de streaming pode transmitir jogos do Xbox direto da nuvem, basta estar conectado à internet!

Para jogar com o Project xCloud, não é preciso ter um console Xbox. O serviço permite que você utilize apenas dispositivos móveis como celulares e tablets.

O streaming é uma boa alternativa para os gamers, que não possuem eletrônicos de alto desempenho ou não querem fazer download dos jogos para o seu dispositivo. Como a plataforma possui armazenamento em nuvem, evita o uso e a capacidade de armazenamento interno.

Agora, entenda o que são jogos em nuvem, como funciona a nova plataforma da Microsoft e mais alguns detalhes importantes, como: valor mensal e jogos disponíveis. Afinal, essa é uma boa dica de entretenimento.

O que são jogos em nuvem?

Jogos em nuvem, são uma maneira de jogar videogames, utilizando servidores remotos em centros de dados. Ou seja, não é necessário que você instale os jogos no console ou PC.

Os serviços de streaming exigem conexão confiável com a internet, para enviar as informações dos jogos. Eles são renderizados e jogados no servidor remoto, porém, você pode ver e interagir com tudo, por meio do seu dispositivo. Funciona igual a qualquer outra plataforma de streaming  como: HBO Max e Netflix.

Como funciona o xCloud?

Para que o xCloud funcione em seu dispositivo, é necessário estar conectado à internet, assim a plataforma reproduz as imagens e o áudio dos jogos. Após isso, selecione um game, espere o aplicativo conectar a um servidor de Xbox e é só jogar!

Como você estará logado na sua conta Microsoft, os jogos ficam salvos e será possível continuar de onde parou. É importante lembrar que a plataforma funciona apenas em Android, com versão 6.0 e superiores. Além disso, o dispositivo utilizado para jogar precisa de conexão Bluetooth 4.0.

Valor da assinatura

A pergunta que não quer calar: quanto custa assinar essa plataforma? Por enquanto, não é necessário pagar nada pelo acesso. Isso acontece porque o streaming ainda está em fase de testes no Brasil.

Como a Microsoft não exige que o usuário tenha assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, Xbox Live Gold ou console Xbox, basta criar uma conta e usar! Entretanto, quando essa plataforma sair da fase de testes, será cobrado cerca de R$ 45,00 por mês.

Jogos disponíveis na plataforma

Como o xCloud está em fase de testes no Brasil, poucos jogos estão disponíveis no streaming. Porém, isso mudará em breve. Os jogos que podem ser encontrados pelos usuários são:

  • Devil May Cry 5 (Conta a história de três personagens que tentam impedir a destruição do mundo);
  • Forza Horizon (Repleto de corridas e radares onde o jogador deve passar com a maior velocidade possível);
  • Halo 5: Guardians (O objetivo do jogo é localizar e salvar a inteligência artificial);
  • Sea of Thieves (O jogador controla um pirata criado por ele, explorando ilhas, participando de batalhas e achando baús do tesouro).

Se você curte conteúdos relacionados a tecnologia e entretenimento, clique aqui e continue acompanhando as nossas postagens sobre esse assunto. Gostou do post? Então comenta aqui ou entre em contato conosco!

Imagem: Olya Adamovich / Pixabay 

Relacionadas