Vírus do Facebook contamina 10 mil usuários em 48 horas

Mais de 10 mil usuários foram infectados por um novo vírus que está se espalhando pelo Facebook, a maioria brasileiros e latinos. De acordo com a Kaspersky Antivirus, o ataque de phishing se propaga através das notificações, quando alguém lhe marca em um comentário. O vírus instala a versão infectada do Google Chrome em computadores com Windows e extensões que bloqueiam a conexão com sites de segurança.

No momento que o usuário clica na notificação, um arquivo malicioso fecha o navegador, instalando uma versão maliciosa que abre uma página. Esta nova página imita o login no Facebook para que a vítima forneça seus dados de acesso no Facebook (login e senha).

Leia também

 Não caia na armadilha, suposta atualização para o WhatsApp Gold é vírus

Cuidado com o vírus da Malha Fina IRPF – postagem tem arquivo malicioso

Após o usuário fazer o login, a sessão do Facebook passa a ser controlada em background, e um novo arquivo é baixado para alterar as configurações de privacidade no Facebook, extraindo os dados da conta e modificando para outras atividades, como roubo de identidade, engajamento fraudulento com conteúdos. Dessa forma, seu Facebook se transforma em um propagador do malware, replicando o post com o link para baixar o vírus em todo o feed da vítima.

Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Brasil tem o maior número de vítimas deste novo vírus

Segundo os dados da Kaspersky Lab, 37% do total de infectados por este vírus são perfis brasileiros, seguido da Polônia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel (país aonde se originou o vírus).

fbmalware_eng_2-copy

O ataque foi desenvolvido para funcionar apenas em computadores e notebooks que usam o Windows. Portanto, dispositivos como smartphones e tablets não correm o risco de serem infectados. A exceção seriam telefones com Windows Phone, que podem ser contaminados em raras oportunidades.

Segundo a Kaspersky Lab, o ataque ocorreu por causa de uma falha no Facebook (que já foi informada e corrigida).

Como saber se fui infectado?

Quando acontece a infecção do vírus, o seu navegador será encerrado subitamente,  ou seja, sem você ter fechado ele e, quando ele reiniciar, não é reconhecido como o padrão, e instalará uma nova extensão.

Fui infectado pelo vírus, como resolvo o problema?

Caso você tenha sido infectado por este vírus, basta conferir a lista de extensões do Chrome e apagar as que você não reconhecer ou não utilizar.

  1. Vá em menu > Mais ferramentas > Extensões.

Sem título

2) Clique na lixeira para deletar a extensão.

capture-20160705-185702Como evitar este e outros vírus no Facebook

 

Para não ser vítima deste tipo de ataque, sempre desconfie de qualquer download sugerido e não baixe arquivos de fontes suspeitas, que chegam até você através de links em notificações ou janelas pop-up.s.

Caso algum amigo seu esteja mandando vírus, avise-o e compartilhe este post com ele, para que ele resolva o problema e evite que mais pessoas sejam contaminada.

Curta a nossa página do Facebook e siga o nosso Twitter para receber mais notícias como essa em suas redes sociais!

Relacionadas