Vikings S05E08: a decepcionante batalha entre irmãos (crítica)

Atenção: Antes de tudo, é importante ressaltar que teremos spoilers de Vikings S05E08, episódio que foi ao ar na madrugada desta quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2018. Somente continue a leitura se estiver em dia com a série, ou então, se aceitar spoilers.

Leia também:

12 Séries que vão sair da Netflix no primeiro semestre de 2018

Vikings S05E08: crítica

Chegou o momento tão esperado pelos fãs de Vikings no oitavo episódio da quinta temporada: ”The Joker” com a batalha entre os irmãos, em que temos os exércitos do Rei Harald e de Ivar contra os de Bjorn e Lagertha, que finalmente se enfrentam.

Antes que a sangrenta batalha comece, os irmãos Bjorn e Ubbe imploram para que Ivar desista de lutar contra os seus irmãos, para que o pai deles, Ragnar, não derrame lágrimas em Valhalla. Mesmo com a expectativa de que não haverá guerra entre eles, os exércitos acabam se enfrentando, nos mostrando um verdadeiro espetáculo de sangue com muita brutalidade, gloriosamente filmado, o que é típico da série. Considerei como uma das melhores batalhas de Vikings. Mas mesmo assim, vou analisar o episódio inteiro de Vikings S05E08.

Floki

O enredo com o Floki lá na Islândia continua morno, com dificuldades de liderança entre os seus seguidores. Eles terão que construir uma cidade e plantar para que possam sobreviver ao próximo inverno, e parte dos Vikings que o acompanham concordam e estão em espírito colaborativo, enquanto que outros questionam sobre as terras santas que Floki prometeu, e não ajudam. Está ficando uma tensão complicada, que pode desencadear violência entre eles, mas até o momento nada sabemos.

Excessivas negociações de paz

Tivemos 3 negociações de paz no total:

1) A primeira delas quando enviaram representantes de cada exército para negociarem. Aliás, qual o propósito disso? Ainda mais que eram membros da família de cada um. Halfdan vai para o lado de Ivar e Harald, enquanto que Hvtserk vai para o lado de Bjorn.

2) Quando Harald tenta convencer seu irmão Halfdan, logo que ele encontra-se como refém no exército do irmão.

3) Posteriormente, quando se reúnem em um grande círculo, tentando chegar em um acordo, com o teatro de Ivar, que parecia estar disposto a desistir.

O episódio de Vikings S05E08 perde muito tempo em torno de negociações de paz, e Ivar chega a concordar que não pode lutar contra os seus irmãos, retirando a promessa de morte que havia feito a Lagertha. Harald se irrita. Pois bem, enquanto todos brindam ‘Skol’, que é uma saudação como ‘Saúde’ ou na representação do nosso brinde ‘Tim-tim’, Ivar joga o conteúdo do seu copo no rosto do seu irmão Ubbe, e diz que todos foram idiotas em acreditar que ele queria a paz, e que ele quer a morte de Lagertha e que haveria guerra entre os irmãos.

Na minha opinião, isso nos passa a impressão de estarem apenas ocupando tempo, pois a batalha é a cena mais cara de filmar, e não poderia ocupar o episódio inteiro.

Vikings S05E08 foi decepcionante

Nos episódios anteriores, tivemos uma demonstração de que Bjorn e Ivar estariam planejando várias formas de ataque e de defesa, já que Lagertha havia tomado conhecimento do ataque de Ivar e Harald semanas antes. O que mais nos intriga é como eles foram parar em campo aberto. Como Lagertha descobriu que Ivar iria atacar lá e não seria pelo mar, e que não iria cercar e atacar Kattegat, e por que eles saíram de um local seguro para um campo aberto. E outro fato no mínimo curioso é que todos os protagonistas se enfrentam em campo aberto, sem proteção, nenhum deles sai ferido, e tudo indica que foi apenas para agradar ao público. O bispo Heahmund foi o único ferido, e parece que ele vai ficar agora ao lado de Lagertha, pois ela resolveu cuidar dele com ferimentos da batalha.

Por que Ivar abandonou a batalha?

Outro fato intrigante é que o mais sanguinários de todos os guerreiros, instantes antes da batalha foge literalmente para proteger os seus barcos? Sim, isso aconteceu inesperadamente. O que Ivar mais queria era matar Lagertha. Por que ele não ficou na batalha junto de Harald? (Hvitserk tentou atacar os exércitos inimigos indo pela floresta, mas foi surpreendido pelos Sami.) O mais complicado disso tudo é como Ivar vai resgatar a sua credibilidade e imposição de liderança agindo como se fosse um covarde. Mas ele não é covarde, você sabe disso. Não existe nenhuma razão para isso, apenas que o episódio foi mal escrito.

Conclusão

Vikings S05E08 nos mostrou uma grande batalha, com bastante ação, muito sangue e violência. No entanto, deixou muito a desejar, com sérios problemas no desenvolvimento do episódio. Entre mortos e feridos todos os protagonistas saíram ilesos, Ivar foi derrotado, seus navios não foram queimados, e todos poderão ainda se enfrentar futuramente. Ficou evidente que Ragnar está realmente fazendo falta, e os personagens ainda precisarão evoluir muito para que os seus fãs não se decepcionem seriamente, e que comece a cair a audiência da série. Talvez o retorno de Rollo poderá dar uma boa revigorada. Vamos aguardar os próximos episódios.

E então, o que achou da notícia? Deixe seu comentário logo abaixo. Siga o nosso Twitter e curta a nossa fanpage no Facebook para você receber diariamente notícias, dicas e artigos sobre entretenimento e tecnologia nas suas redes sociais.


Um dos fundadores do website Optclean Tecnologia. Sou um entusiasta da tecnologia, que aprecia séries, filmes e games, além de empreendedorismo e inovação.