Vermelhidão na pele: veja as possíveis causas

Se você está enfrentando uma vermelhidão na pele, saiba que isso pode ser resultado de diferentes causas, podendo variar de hábitos comuns de sua vida a problemas que fogem completamente do seu domínio. Por isso, é sempre bom estar atento.

A exposição excessiva ao sol, por exemplo, pode ser um dos causadores, bem como a utilização de cosméticos aos quais o seu organismo não reage muito bem e até mesmo razões emocionais que você desconhece. As possibilidades são várias.

Pensando nisso, a Optclean vai discutir um pouco com você sobre as possíveis causas para uma vermelhidão na pele. Se você está enfrentando algo parecido ou quer saber mais informações a respeito, continue por aqui e confira tudo que nós preparamos a seguir.

Conheça as possíveis causas da vermelhidão na pele

Produtos diversos

A sua alimentação é um fator que contribui diretamente para a saúde de sua pele. Portanto, se você come alimentos de procedência duvidosa ou se você ingere bebidas alcoólicas, pode acontecer de você apresentar uma irritação.

Além disso, o uso de produtos tópicos, isto é, ativos que são utilizados para controlar ou tratar alguns problemas dermatológicos também pode provocar uma vermelhidão na pele.

Alergia ou dermatites

As alergias e as dermatites também podem provocar uma irritação em sua pele, como a dermatite de contato, que é resultante do contato direto entre seu corpo e uma substância. Por isso, é sempre bom estar atento ao que seu organismo sinaliza com relação a esses produtos.

Imagem de uma pessoa com vermelhidão na pele
Imagem: Kmpzzz/ Shutterstock.com

Veja também:

Final do ano: o que você ainda pode esperar de 2023?

Rosácea

A rosácea também é uma possibilidade de causa para a vermelhidão na pele. Ela não possui uma explicação genética, mas o que se sabe até então, é que ela provoca sensação de queimação, ardência ou coceira. Alguns casos de rosácea tipo 2 também são marcados por espinhas, pústulas, pápulas, etc.

Temperatura e exposição solar

As mudanças abruptas e extremas de temperatura também podem ser fatores condicionantes para a irritação da pele. A transição do alto calor para o excesso do frio podem provocar um choque térmico e, consequentemente, deixar o seu rosto vermelho, por exemplo.

Além disso, o excesso de exposição solar também pode ser uma das causas, visto que a falta de proteção contra a ação do sol pode gerar queimaduras que desencadeiam vermelhidão, descamação e coceira.

Imagem: Kmpzzz / shutterstock.com

Relacionadas