Veja cuidados com o cabelo antes e depois do treino

As atividades esportivas fazem parte de um estilo de vida saudável e são essenciais para manter a boa forma e o bem-estar. No entanto, o cuidado com o cabelo e a pele não pode ser negligenciado durante esses exercícios.

Sendo assim, a combinação de suor, produtos químicos e exposição ao clima pode ter impactos consideráveis sobre o cabelo e a derme. Por isso, neste artigo, abordaremos dicas de como gerenciar a saúde dos seus fios e da pele antes e depois dos exercícios.

Antes de iniciar qualquer atividade física, é crucial proteger o cabelo dos danos que podem ser causados pelo suor e pelo calor. Confira mais abaixo!

Cuidar do cabelo durante atividades físicas

Mulher branca com cabelos castanhos com o dedo encostado no queijo com expressão de dúvida
Imagem: Roman Samborskyi / shutterstock.com

De acordo com o tricologista Bruno Lages, para quem pratica esportes na parte da manhã, não é necessário lavar os cabelos, bastando a aplicação de produtos como óleo capilar e leave-in. No caso de atividades aquáticas, Bruno recomenda molhar os cabelos com água doce antes de entrar na piscina ou no mar e utilizar toucas para diminuir a absorção de cloro ou sal pela fibra capilar.

A maneira de prender os cabelos durante o exercício também é vital para evitar danos. Penteados muito apertados podem causar quebra e danificar os fios. Um rabo de cavalo frouxo ou uma trança solta são, muitas vezes, as melhores opções para impedir danos por tração.

Após o treino, é importante cuidar adequadamente do cabelo para remover o suor e prevenir problemas como coceiras e irritações. O uso de shampoos suaves e hidratantes é recomendado, assim como condicionadores que ajudem a reequilibrar a hidratação natural dos fios. Para praticantes de esportes aquáticos, o uso de shampoos específicos para remover resíduos de cloro é essencial.

Cuidados com a pele

Assim como os cabelos, a pele também sofre com as atividades físicas e necessita de cuidados antes e após os exercícios. Lavar o rosto com um gel de limpeza apropriado e aplicar protetor solar são passos essenciais para proteger a derme. Além disso, evitar maquiagem durante o treino pode prevenir o bloqueio dos poros e problemas de pele decorrentes.

Veja também:

Como lavar o cabelo corretamente? Confira

O uso de produtos adequados e a manutenção de uma rotina de cuidados são essenciais para garantir que os benefícios das atividades físicas não se transformem em problemas dermatológicos ou capilares.

Imagem: nortonrsx / canva.com

Relacionadas