Veja como descobrir se alguém está rastreando o seu celular

Estamos vivendo em uma era digital onde somos constantemente monitorados. Nossos telefones celulares, em particular, são uma fonte incrível de informações para aqueles que querem espionar nossas atividades.

Portanto, se você sente que seu telefone pode estar sendo vigiado, há fortes chances de que isso pode ser uma realidade. Vamos entender melhor os sinais de possíveis invasões e como proteger seu smartphone.

Como descobrir se alguém está rastreando o seu celular?

notebook aberto com sinalização em vermelho
Imagem: Pungu x / shutterstock.com

No contexto de espionagem digital, o termo rastreamento se refere à instalação de aplicativos indesejados que monitoram suas atividades e repassam essas informações para empresas ou pessoas mal-intencionadas.

Estes tipos de aplicativos, conhecidos como spywares, apresentam sérios riscos, que vão desde o registro detalhado do seu perfil de consumo até o roubo de suas senhas de banco ou redes sociais.

Veja também:

Descubra por que a Netflix retira séries e filmes do catálogo

Dessa forma, você deve ficar atento ao uso excessivo de dados, pois a presença de um spyware em seu celular pode gerar um consumo anormal de internet. Verifique em suas configurações se há algum aplicativo desconhecido consumindo muitos dados. Se notar algo estranho, desinstale-o imediatamente.

Outros sinais

Caso seu aparelho comece a reiniciar sozinho, ele também pode ser um sinal de rastreamento. Sinais adicionais incluem esgotamento rápido da bateria, excesso de aquecimento do aparelho mesmo quando não está em uso e permanência ligado sem motivo aparente.

Ademais, esteja atento ao tipo de mensagens que recebe. Se começar a receber mensagens estranhas, com códigos ou cheias de números que não fazem sentido, pode ser uma mensagem de comando enviada pelo controlador do software de rastreamento.

Como agir se meu smartphone estiver sendo rastreado?

Se você suspeitar que está sendo vítima de espionagem, algumas medidas podem ser tomadas para proteger sua privacidade. Verifique as configurações de localização do seu aparelho e ajuste quem tem acesso a essas informações. Além disso, tenha o hábito de verificar quais aplicativos têm acesso a essas informações e só permita o compartilhamento quando eles estiverem em uso.

É aconselhável também procurar por aplicativos de rastreamento no seu dispositivo. Use um explorador de arquivos para verificar suas pastas de mensagens, imagens e aplicativos e delete qualquer arquivo suspeito que encontrar. Mas antes de deletar, procure a ajuda de um profissional para não eliminar algo importante.

Imagem: Pungu x / shutterstock.com

Relacionadas