Veja 6 alimentos que ajudam a melhorar a memória
Embora muitas pessoas não saibam, a construção da memória é um dos fenômenos mais complexos do corpo humano. Basicamente, as lembranças são armazenadas através de um processo executado pelo cérebro ao longo de nossas vidas.
O processamento e o armazenamento de informações podem ser influenciados por diversas ações do nosso dia a dia, e uma delas é justamente a alimentação. Dessa forma, manter hábitos alimentares saudáveis pode ser um fator importante não apenas para a qualidade de vida, mas também para a prevenção de doenças associadas à memória, como condições neurodegenerativas.
Portanto, manter o cérebro saudável envolve ingerir alimentos com substâncias que contribuem para o bom desempenho cognitivo, facilitando o processamento da memória e aprendizado.
Veja também:
Saiba como será sua vida em 2024 segundo a numerologia
Conteúdos
Quais são os alimentos que ajudam a melhorar a memória?

Abacate
Estudos indicam que a luteína – carotenóide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias – faz da fruta uma ótima aliada da memória. Além disso, o mineral selênio, juntamente com vitaminas B12, também desempenha um papel importante no aprimoramento dos processos de construção da memória.
Mirtilo
Substâncias como flavonoides e antocianinas, amplamente encontradas nos mirtilos, são benéficas para a memória. Inclusive, uma pesquisa conduzida com ratos já comprovou que o envelhecimento cerebral pode ser desacelerado por meio do consumo da fruta.
Chocolate amargo
O cacau também é rico em flavonoides, substâncias que garantem benefícios como neuroproteção e modulação cognitiva. Um levantamento divulgado pela Frontiers in Nutrition também indicou que o cacau – encontrado em grandes quantidades nos chocolates amargos e meio amargos – pode contribuir para a atenção e velocidade no processamento de informações.
Peixes
Pesquisas publicadas no The Journal of Nutrition, Health & Aging divulgaram que o ômega 3 da carne dos peixes pode prevenir enfermidades como Alzheimer e demência. Isso se deve aos ácidos graxos poli-insaturados presentes na substância.
Chá verde
O chá verde é rico em epigalocatequina galato (EGCG), antioxidante capaz de estimular a acetilcolina, neurotransmissor associado à aprendizagem e à memória. A bebida também possui cafeína e L-teanina, elementos que contribuem para a proteção do hipocampo (uma das estruturas do cérebro).
Nozes
Estudos publicados no Nutrition Reviews indicam que voluntários que tomaram suplementos de triglicerídeos de cadeia média por 24 semanas apresentaram melhorias na memória. Essas substâncias estão presentes nas nozes e funcionam como uma ótima fonte de energia para o cérebro. Além disso, o alimento também contém vitamina B9, ômega-3 e vitamina E.
Imagem: marilyn barbone / Shutterstock.com