Bombou no Facebook: Mulher teve Trombose Cerebral causada pelo uso de pílula anticoncepcional

Bombou no Facebook: Mulher teve Trombose Cerebral devido ao uso de pílula anticoncepcional

A universitária Juliana Bardella, que cursa medicina veterinária na Unesp e mora em Botucatu (SP), precisou ser internada às pressas em um hospital de São Paulo, com fortes dores de cabeça e incapacidade de executar tarefas simples do dia a dia, como comer e ir ao banheiro. Após realizar uma ressonância magnética, foi dado o diagnóstico de trombose venosa cerebral, causada pelo uso de pílula anticoncepcional.

A jovem resolveu fazer um post no Facebook contando seu problema ocasionado por algo tão comum entre as mulheres, que é o uso de anticoncepcional, com o intuíto de alertar possíveis futuras vítimas.

Leia também:

#Jair foi pra festa escondido da ex, foi descoberto e virou meme.

Banho no gatineo: viraliza tutorial de jovem no Facebook.

O texto foi publicado na terça-feira (2), e rapidamente se tornou viral na rede social. Com mais de 80 mil curtidas e comentários e mais de 20 mil compartilhamentos, os números não param de crescer.

Juliana diz que tudo começou com uma dor de cabeça, que “foi aumentando gradativamente durante três semanas, até ficar insuportável.”

Ela procurou o hospital da cidade, onde a médica receitou analgésicos. Dois dias depois, percebeu que a perna e os braços não estavam obedecendo seus comandos, e foi quando notou a seriedade do problema.

A jovem resolveu faltar à aula e esperar que aquilo, que acreditava ser apenas um mal estar passasse. “Alguns minutos depois peguei o celular para fazer uma ligação, mas foi muito difícil, fiquei muito tempo olhando para a tela sem saber o que fazer, como se tivesse esquecido como manusear um telefone. Deixei o celular de lado e fui ao banheiro, e para o meu maior desespero não sabia mais usar o banheiro, fiquei olhando pela porta e não sabia mais por onde começar, como isso era possível?”, diz ela.

Juliana pediu ajuda apara suas colegas de quarto, que ligaram para os pais da jovem. Os pais levaram Juliana para um hospital em São Paulo, onde foi possível fazer os exames que diagnosticaram a trombose. “Foi um choque, não consegui entender bem o que estava acontecendo, o médico me perguntou se eu tomava anticoncepcional, eu disse que sim, há cinco anos, e então ele disse que essa poderia ser a causa do problema”, desabafa a jovem.

jovem-trombose

Após 15 dias de internação, incluindo um período na UTI, os médicos confirmara que o problema foi causado pelo uso do anticoncepcional, que ela usava há cinco anos. A jovem alerta as mulheres no Facebook sobre o perigo de usar o anticoncepcional sem saber dos efeitos colaterais: “Três ginecologistas diferentes, e nenhum me alertou sobre a trombose, mesmo perguntando a respeito, nenhum falou que seria um risco. Não tenho histórico familiar, não sou fumante, e os exames de sangue estavam normais, não tinha predisposição a ter trombose”, disse a jovem.

O laboratório Bayer, responsável pelo medicamento que a jovem fez uso, informou em nota que a empresa segue a decisão da Comissão Europeia, que concluiu que “os benefícios dos contraceptivos hormonais combinados na prevenção da gravidez não planejada continuam a superar os riscos e que a possibilidade de tromboembolismo venoso (TEV), associada ao uso de contraceptivos hormonais combinados, é pequena”.

Relacionadas