Sonda Solar Plus da Nasa inicia viagem até o Sol em 2018

A Nasa anunciou nesta quarta-feira (31) uma notícia que pode parecer absurda: A Sonda Solar Plus, uma sonda que vai tocar o Sol. Sim, o sol, aquela bola de fogo gigantesca, imensamente quente e radioativa, que nos aquece e nos mantém vivos.

A Sonda Solar Plus da Nasa, obviamente, deve resistir as altas temperaturas e radiação, algo do tipo que nunca se viu na existência da humanidade.

Mas você deve estar se perguntando? Pra que enviar uma sonda para o sol? Simples, esse objeto deve chegar até a maior estrela do nosso sistema solar e nos trazer informações muito importantes, que nos ajudem a prever tempestades solares , e nos informar melhor sobre as peculiaridades do nosso sol.

Uma outra sonda lançada em 1976 já chegou a 43 milhões do nosso sol, era a Helios 2.

Leia também

NASA vai confirmar vida extraterrestre em 2017, diz Anonymous

NASA lançará Sonda Solar Plus em 2018

A Sonda Solar Plus terá um custo estimado em 1,5 milhão de dólares e deve chegar mais perto do nosso sol do que a Helios 2.

Se tudo der certo, a Sonda Solar Plus deve ser lançada entre os dias 31 de julho e 19 de agosto de 2018.

A Sonda Solar Plus primeiramente vai orbitar Vênus por sete anos, antes de ficar a apenas seis milhões de quilômetros da superfície do Sol.

Nesta distância, será possível a sonda captar os campos magnéticos do sol e analisar algumas partículas, tudo isso sem derreter.

Para Brad Tucker, da Universidade Nacional da Austrália, a respeitável criação de tecnologia de ponta tem um escudo térmico essencial para resistir ao calor e radiação:

“Trata-se de um escudo feito de carbono com 11,5 centímetros de espessura, que pode aguentar temperaturas próximas de 1.400°C. O uso dos compostos de carbono estão nos permitindo fazer coisas muito complicadas”, explicou o cientista ao Science Alert.

Segundo ele, é necessário entender as atividades solares para fazer uma exploração eficiente do Universo.

Anúncio oficial da Nasa

Nesta terça-feira, a NASA transmite o anúncio oficial ao vivo através da NASA TV

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para receber mais posts como este.

Relacionadas